Por dentro dos nossos Produtos

Bebes, crianças e grávidas : cuidados específicos

chrono Tempo de leitura : 0 min.

Para os bebes, as crianças e as grávidas, a L'Oréal obedece a uma carta de formulação específica e a estratégias de avaliação da segurança particulares. Assim, a segurança dos nossos produtos é avaliada e garantida para todos os públicos a que se destinam.

Os bebes (0 a 3 anos) e as crianças (3 a 18 anos)


Regras rígidas para a composição de produtos para bebes e crianças

Obedecemos a regras rígidas para a composição dos produtos destinados aos bebes, que são os mais frágeis. Uma avaliação específica da segurança dos produtos destinados aos bebes está prevista pela regulamentação. Ela prevê igualmente uma atenção especial à proteção microbiana dos produtos cosméticos utilizados nas crianças com menos de três anos.

Nos laboratórios da L'Oréal, temos uma carta de formulação específica para os bebes e as crianças, e ainda testes de segurança particularmente exigentes e rigorosos antes de colocar um produto para "bebes" ou "crianças" no mercado.
As matérias-primas utilizadas nos produtos para bebes e crianças são 100% hipoalergenicas e com uma tolerância máxima comprovada. A concentração de ingredientes, como por exemplo os agentes espumantes, está especificamente adaptada aos bebes e às crianças. Todos os produtos para crianças, mas também os produtos "para toda a família" (o gel de banho, por exemplo) respeitam este princípio.
As fórmulas para bebes e crianças são submetidas a testes que nos garantem a sua segurança. São, primeiramente, sujeitas a testes de utilização em painéis de consumidores adultos durante 28 dias. Depois, são feitos testes em bebes ou crianças, após aprovação de uma comissão de ética independente, durante pelo menos mais 4 semanas, sempre sob avaliação dermatológica pediátrica.
Para os bebes, propomos produtos de higiene e de cuidado essenciais à sua higiene e bem-estar: gel de limpeza, loção micelar, toalhas humedecidas (toalhitas,PT) creme para a muda da fralda, produtos de proteção solar. Limitamos os produtos para crianças ao essencial necessário para o seu cuidado: produtos para lavar o corpo e o cabelo ou produtos de proteção solar.

Algumas categorias de produtos não devem ser utilizadas em bebes e crianças, como por exemplo os produtos de coloração capilar, os produtos de alisamento capilar, os perfumes, os desodorantes (desodorizantes,PT), os produtos exfoliantes, os peelings e os esmaltes (vernizes,PT) para unhas.
 

image

 

A questão dos produtos solares

Para proteger os bebes e as crianças, é aconselhável limitar ou mesmo eliminar (sobretudo para os bebes) a sua exposição ao sol, direta ou indireta, por exemplo durante atividades ao ar livre ou passeios em carrinhos de bebe, independentemente da estação do ano. Em caso de exposição indireta (à sombra), é imperativo cobrir a cabeça do bebe e da criança com um chapéu, usar óculos e uma camiseta/T-shirt.
Os dermatologistas consideram aconselhável proteger os bebes e as crianças com um protetor solar, para além de não os expor ao sol. Na verdade, o risco de câncer (cancro,PT) da pele num adulto aumenta proporcionalmente ao número de queimaduras solares sofridas na infância. Recomendamos que utilizem produtos especificamente formulados para eles.

Formulamos produtos de proteção solar para crianças com um cuidado especial:
-    Têm sempre um fator de proteção solar (FPS) elevado: entre 30 e 50+
-    Contêm uma concentração menor de determinados ingredientes, em particular a de filtros UV é ajustada para garantir uma proteção otimizada
-    São hipoalergenicos
-    São concebidos para uma aderência à pele especialmente eficaz, garantindo uma resistência da proteção às agressões causadas pelo comportamento das crianças na praia, como por exemplo uma elevada resistência à água e à areia. A sua textura é mais adaptada e adere melhor, o produto é mais visível para ser possível verificar se está corretamente aplicado em toda a pele da criança.
 

As grávidas

Nos laboratórios L'Oréal, temos uma carta de formulação específica para os produtos destinados a grávidas. Adaptamos a nossa avaliação de segurança a esta população específica de consumidores.

A grande maioria dos nossos produtos podem ser utilizados sem risco para as grávidas, exceto em caso de contra-indicação do ginecologista. Em caso de dúvida, sobretudo para os profissionais (por exemplo, cabeleireiros), recomendamos que se aconselhe junto a um médico.

Existem, contudo, alguns casos excepcionais em que desaconselhamos a utilização de um produto por grávidas. Sempre que a nossa análise de segurança o exige, adicionamos uma nota específica na embalagem do produto. É o caso de determinados produtos como os emagrecedores (adelgaçantes,PT) que contêm cafeína.

No caso específico dos produtos de coloração, nenhum estudo permitiu demonstrar uma ligação entre a coloração capilar e o risco para o feto. O mesmo se aplica aos produtos de descoloração. Cada corante capilar é sujeito a uma avaliação pelo Comité Científico para a segurança dos consumidores que analisa todos os dados toxicológicos, incluindo o impacto no desenvolvimento fetal. Os dados disponíveis permitem concluir a inexistência de riscos específicos para as grávidas e o seu futuro bebe, e daí a ausência de restrições de utilização específicas para esta população. O risco de alergia está claramente identificado para todas as categorias de utilizadores, e, portanto, é devidamente mencionado nas embalagens com a recomendação de efetuar um teste antes de cada utilização. É especialmente recomendado a grávidas, uma vez que o tratamento de uma alergia com medicamentos pode ser problemático.

 

Descubra

As nossas últimas informações

Encontre aqui os temas mais recentes Por dentro dos nossos produtos.

  • Nossa metodologia de eco-concepção

  • Nossos compromissos em nome do respeito pelo meio ambiente

  • Fórmulas mais respeitosas do meio aquático

  • Netlock, a nossa tecnologia para uma proteção solar mais eficaz

  • A classificação das substâncias CMR

  • Traços (Vestígios, PT) de impurezas e de contaminantes

  • As noções de natural e de químico: a confusão dos generos!

  • Os selos: o que são e para que servem?

  • Bebes, crianças e grávidas : cuidados específicos

  • Aplicativos (Aplicações, PT) de beleza

  • A composição dos nossos produtos : o nosso conhecimento, a nossa expertise

  • Os disruptores endócrinos

  • A segurança dos nossos produtos : a nossa prioridade absoluta

  • A Qualidade no centro dos nossos produtos

  • Os metais pesados

  • Os nossos métodos alternativos aos testes em animais

  • O respeito das regulamentações dos produtos cosméticos