Por dentro dos nossos Produtos

Traços (Vestígios, PT) de impurezas e de contaminantes

chrono Tempo de leitura : 0 min.

A lista de ingredientes dos produtos cosméticos figura na embalagem. Ela permite elucidar os consumidores e ajudá-los, assim, a escolher o produto que corresponde às suas expectativas e necessidades. Segundo a regulamentação europeia, os ingredientes são enumerados por ordem decrescente de concentração sempre que se encontram presentes no produto numa concentração superior a 1% e numa ordem aleatória para uma concentração inferior a 1%. Por vezes, para além de todos esses ingredientes, algumas impurezas podem encontrar-se involuntariamente na fórmula de um produto cosmético sob a forma de contaminantes vestigiais, isto é, em quantidade infinitesimal.

O que é um traço (vestígio, PT) de impurezas ou de contaminantes?

As impurezas são constituintes menores de uma matéria-prima, estando, frequentemente, naturalmente presentes desde o início. Elas encontram-se aí sob a forma de traços (vestígios, PT) vestigiais, isto é, em ínfimas quantidades (da ordem dos 0,01 por cento, isto é, algumas ppm - partes por milhões, ou até menos). Por exemplo, os metais pesados naturalmente presentes em ingredientes de origem mineral, como os pigmentos ou as cargas minerais, tais como as argilas provenientes da crosta terrestre, podem estar presentes sob a forma de traços (vestígios, PT)vestigiais. Eles são constitutivos, por natureza, da matéria-prima. No produto acabado, não é assim raro encontrar impurezas provenientes das matérias-primas que o compõem.

Os contaminantes são traços (vestígios, PT) de substâncias que se encontram no produto de forma não-intencional e, também aqui, em quantidades infinitesimais. Contrariamente àquilo que designamos de impureza, os contaminantes não são naturalmente constitutivos das matérias-primas que compõem o produto. Eles podem ser trazidos por um processo de fabricação, por um contato com um material ou por interações químicas que podem gerar traços (vestígios, PT) de substâncias na matéria-prima ou no produto acabado. Por conseguinte, no meio industrial essas etapas de fabricação e armazenamento são rigorosamente controladas segundo planos de acompanhamento da qualidade, respeitando as boas práticas de fabricação. Os ftalatos por exemplo, são contaminantes bem conhecidos, facilmente detectáveis e considerados seguros para o consumidor nessas doses infinitesimais.

A presença de traços (vestígios, PT) está regulamentada ?

A sua presença é alvo de regulamentações diferentes segundo os países. As exigências regulamentares da L’Oréal são superiores à maioria das regulamentações locais de inúmeros países. 

O Regulamento Cosmético Europeu (artigos 3 e 17) autoriza a presença não intencional de um traço (vestígio, PT), uma ínfima quantidade de uma substância, desde que essa presença seja tecnicamente inevitável no respeito das boas práticas de fabricação e, claro, sempre que ela for avaliada como não representativa de qualquer risco para a saúde do consumidor.

Traços (Vestígios,PT)

 

Como identificá-los e como garantimos que a sua presença é isenta de riscos para o consumidor ?

Fazemos todo o possível para identificar as potenciais impurezas e contaminantes que podem encontrar-se sob a forma de traços (vestígios, PT) vestigiais nos nossos produtos, para avaliar a sua presença e garantir que eles não representam absolutamente qualquer risco para a saúde do consumidor. Para identificá-los, temos em conta todas as potenciais fontes de impurezas, fazendo uso das tecnologias de ponta e dos conhecimentos científicos mais avançados na matéria, que evoluem regularmente.

Assim, graças à nossa experiência, desenvolvemos métodos de análise que permitem detectar uma quantidade infinitesimal de um traço (vestígio, PT) num produto. É um verdadeiro desafio já que os traços (vestígios, PT) encontram-se, por vezes, em quantidades inferiores a 1 ppm, ou até mesmo da ordem do ultratraço (ultravestígio, PT) em ppb (parte por bilhão (bilião, PT)). Analisar 1 ppm de uma substância num produto é como procurar 2 pessoas entre todos os habitantes de Paris! É um desafio que os nossos 160 especialistas em análise estão prontos a enfrentar. Dispomos de laboratórios de análise franceses e a nível internacional equipados com os materiais com melhor desempenho do mercado e tratamos de estar sempre na vanguarda, num mercado em constante evolução tecnológica.

A segurança do consumidor é a nossa prioridade absoluta. A avaliação da segurança de todos os nossos produtos acabados considera a composição de todas as nossas matérias-primas, a eventual presença de impurezas e, igualmente, os riscos de contaminantes durante o desenvolvimento e a fabricação dos produtos. Elas são consideradas do mesmo modo que as matérias-primas, durante a etapa de avaliação da segurança dos ingredientes e dos nossos produtos acabados.

Descubra

As nossas últimas informações

Encontre aqui os temas mais recentes Por dentro dos nossos produtos.

  • Nossa metodologia de eco-concepção

  • Nossos compromissos em nome do respeito pelo meio ambiente

  • Fórmulas mais respeitosas do meio aquático

  • Netlock, a nossa tecnologia para uma proteção solar mais eficaz

  • A classificação das substâncias CMR

  • Traços (Vestígios, PT) de impurezas e de contaminantes

  • As noções de natural e de químico: a confusão dos generos!

  • Os selos: o que são e para que servem?

  • Bebes, crianças e grávidas : cuidados específicos

  • Aplicativos (Aplicações, PT) de beleza

  • A composição dos nossos produtos : o nosso conhecimento, a nossa expertise

  • Os disruptores endócrinos

  • A segurança dos nossos produtos : a nossa prioridade absoluta

  • A Qualidade no centro dos nossos produtos

  • Os metais pesados

  • Os nossos métodos alternativos aos testes em animais

  • O respeito das regulamentações dos produtos cosméticos