Por dentro dos nossos Produtos

Alérgenos

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que são alérgenos?

Os alérgenos são substâncias estranhas ao organismo, que podem provocar em alguns indivíduos, ao entrarem em contato com os mesmos, uma resposta exagerada do sistema imunitário, chamada «alergia».

Contam-se vários tipos de alergias, entre as quais as mais conhecidas são:

  • A alergia imediata, principalmente de origem alimentar, mas também aérea (como o pólen) ou devida aos venenos, que pode revelar-se muito severa, com manifestações que vão da crise de urticária ao choque anafilático.
  • A alergia tardia, de contato, que se traduz por sintomas cutâneos como vermelhidão, coceira (comichão, PT)… mais ou menos alastrados em torno da zona de contato com o alérgeno.

Qual a sua origem?

Os alérgenos são substâncias naturalmente presentes no nosso meio ambiente e na nossa alimentação. Por exemplo, os pólens ou os ácaros existentes no pó podem estar na origem da asma. Os amendoins e alguns frutos secos, o camarão e o kiwi são bem conhecidos por provocarem reações alérgicas potencialmente muito graves.

Flacons

Os ingredientes de síntese podem igualmente ser alergenicos; é o caso de alguns medicamentos, corantes e ingredientes de perfumaria.

Por que motivo são questionados?

Os produtos cosméticos podem, por vezes, provocar reações alérgicas, essencialmente alergias ditas de contato.

Os factos:

  • Essas reações são raras, em geral localizadas na zona de aplicação do produto e totalmente reversíveis com a interrupção da sua utilização. Podem tornar necessária a consulta de um dermatologista e um tratamento adaptado.
  • Sempre que um dermatologista diagnostica uma alergia a um dos nossos produtos, fornecemos ao dermatologista os ingredientes que entram na composição desse produto, de modo a que ele possa testá-lo no paciente para determinar o ingrediente responsável pela sua alergia. O consumidor pode, assim, escolher produtos adaptados.
  • No que diz respeito aos produtos cosméticos, um estudo demonstra que o número de casos de alergia reais (isto é, confirmados por um dermatologista) na população em geral está estimado em 0,1 – 0,2%.

Que utilizações tem nos nossos produtos?

Text block 5

Os ingredientes que utilizamos nos nossos produtos foram, na sua totalidade, alvo de uma rigorosa avaliação do seu potencial alergenico. Quando avaliamos a segurança de um produto cosmético antes da sua comercialização, verificamos que os ingredientes são utilizados em condições em que não causarão alergias.

Os nossos produtos são igualmente submetidos a testes dedicados, destinados a verificar a ausência de reações alérgicas quando da sua utilização. Essa metodologia rigorosa é aplicada a todos os produtos que desenvolvemos.

A lista completa de todos os ingredientes, que figura na embalagem de um produto, permite aos consumidores, que se sabem já sensibilizados ou alérgicos a um componente, escolher produtos que não o contenham. E, relativamente a alguns produtos, propomos um método de detecção da alergia antes da utilização do produto. É o caso dos produtos de coloração capilar, para os quais recomendamos que se efetue sistematicamente um teste alerta de alergia, 48 horas antes da coloração.

Descubra

Os perfumes

Os perfumes são combinações complexas de substâncias naturais ou sintéticas que são adicionadas a muitos produtos de consumo para lhes dar um aroma específico.

 
  • Os perfumes e a sua composição

    Ver mais