Todos nós temos consciência da necessidade de proteger a nossa pele do sol para evitar os efeitos nefastos das radiações UV, como as queimaduras solares, o envelhecimento prematuro da pele e o risco de câncer (cancro, PT) de pele.
Conceber produtos cada vez mais eficazes está no coração do nosso processo de formulação.
Um dos maiores desafios na formulação dos produtos solares é de oferecer uma proteção que seja:
- duradoura,
- resistente à água ou ao suor,
- homogenea para cobrir toda a pele de modo uniforme,
- não ecotóxica para preservar o meio ambiente e, em particular, os ecossistemas aquáticos.
Foi com base nesses compromissos que a L’Oréal desenvolveu e patenteou uma tecnologia inovadora de proteção solar.
O nosso laboratório de Desenvolvimento de Fotoproteção, em colaboração com nossos fornecedores de matérias-primas, identificou um polímero (macromolécula formada por uma sequência de pequenas moléculas que se repetem) capaz de gelificar e estabilizar os filtros solares
Os benefícios dessa nova tecnologia
"Com essa tecnologia, a L’Oréal dá uma resposta às necessidades específicas da proteção solar.
Os filtros são envolvidos em pequenas gotículas de óleos gelificados, o que permite a formação de uma película contínua e flexível na superfície da pele. Ultrafina, a película criada é invisível, não deixando qualquer vestígio ou efeito oleoso ou colante na pele."
A repartição homogenea dos filtros solares permite reforçar a proteção. A tecnologia Netlock confere uma proteção mais elevada contra os UV, com um FPS* mais elevado do que uma fórmula clássica para o mesmo sistema de filtros.
A malha dos filtros garante igualmente uma maior resistência do produto à água, ao suor e à areia. Essa resistência acrescida tem um duplo interesse: ela torna a proteção mais duradoura e limita a migração do produto para o meio aquático.
Além disso, essa tecnologia é polivalente, ela adapta-se às diferentes texturas dos produtos solares (spray, leite, creme ou fluido).
*O FPS ou Fator de Proteção Solar é uma medição da eficácia da proteção solar contra os efeitos a curto prazo dos UVB (queimaduras solares). Esse índice é medido em laboratório graças a testes padronizados.
Em que produtos a utilizamos?
Nós efetuamos um primeiro lançamento de um creme solar com a tecnologia Netlock em 2018. Desde então, os nossos pesquisadores revisitaram a totalidade das formulações para propor géis, sprays e leites solares dotados desse benefício tecnológico adicional.
Ela é, atualmente, amplamente utilizada pelas diferentes marcas do Grupo e, principalmente, nas gamas Anthelios de La Roche Posay, Garnier Ambre Solaire e Mixa Solaire.