O que são parabenos?
Os parabenos são conservantes usados em alguns cosméticos para preservar a qualidade dos produtos e garantir a segurança do consumidor, impedindo o crescimento de micróbios.
Para os identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Podem ser encontrados com os nomes ETHYLPARABEN, METHYLPARABEN ou PROPYLPARABEN, entre outros.
Qual a sua origem?
Nos cosméticos, os parabenos são de origem sintética.
Os parabenos podem igualmente ter origem na natureza e estão presentes em certos alimentos como a geleia real.
Para que são utilizados?
A maioria dos produtos de higiene e beleza contém água, o que os torna propensos ao crescimento de agentes patogenicos nocivos (fungos e bactérias) que podem, entre outras coisas, dar origem à formação de bolor e a degradação do produto. Os parabenos são usados em medicina e cosmética há quase um século. Eles evitam a contaminação e garantem que o produto é seguro para os consumidores.
-
Antifúngicas e antibacterianas
-
Prevenção da contaminação
Por que motivo são questionados?
Alguns estudos pre-clínicos concluíram que certos parabenos (parabenos de cadeia longa) seriam disruptores endócrinos e provocariam câncer (cancro, PT) da mama.
Os factos :
- Os conservantes mais utilizados em cosmética são os parabenos ditos de "cadeia curta". São conservantes seguros, não agressivos e eficazes.
- Estes factos são regularmente confirmados pelo Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (SCCS) da União Europeia. Em junho de 2023, foram publicados novos pareceres sobre determinados parabenos. Em particular, foi reiterado que a utilização de metilparabeno (cadeia curta) na sua forma ácida, como conservante, nos produtos cosméticos é segura para os consumidores numa concentração máxima de 0,4% (expressa em ácido).
Que utilizações têm nos nossos produtos?
Nós utilizamos os parabenos de cadeia curta (metilparabenos e etilparabenos) numa concentração otimizada para garantir que os nossos produtos estão bem protegidos contra micróbios e que podem ser aplicados com segurança pelo consumidor.
Como acontece com todos os nossos produtos, avaliamos sistematicamente a sua segurança e qualidade antes de serem comercializados.
Comprometemo-nos a utilizar apenas parabenos de cadeia curta, reconhecidos como seguros pelo Comité Científico para a Segurança dos Consumidores da Comissão Europeia.
Os parabenos de cadeia curta são conservantes muito conhecidos e seguros.
Os parabenos de cadeia curta são biodegradáveis.
Não representam nenhuma ameaça para o meio ambiente.