Octocrileno: o que é?
O octocrileno é um filtro solar organico. Este filtro absorve maioritariamente a radiação UVB, principal responsável pelo bronzeado mas também pelas queimaduras solares e pelos cânceres (cancros, PT) de pele.
Nos nossos produtos, ele aparece na lista de ingredientes da embalagem, com o nome OCTOCRYLENE.
Qual a sua origem?

O octocrileno é constituído por compostos orgânicos (compostos de carbono que absorvem os raios UV) transformados para obter este filtro solar.
Para que é utilizado?
O octocrileno protege a pele dos danos do sol e do envelhecimento prematuro da pele. Ajuda a prevenir o risco de câncer (cancro, PT) de pele.
Este filtro absorve principalmente os raios UVB e os raios UVA curtos, responsáveis pelo envelhecimento mas também pelos cânceres (cancros, PT) de pele.
O octocrileno permanece estável e, portanto, eficaz durante a exposição ao sol. Permite a utilização de avobenzona, um filtro particularmente eficaz contra os raios UVA longos, ao estabilizá-lo.
Permite que os protetores solares resistam à água.
-
Absorve os raios UVA e os UVB
-
Estabilidade e eficácia
-
Protetores solares resistentes à água
Por que motivo são questionados?
Octocrileno é questionado por causa de seu potencial alergenico. Este ingrediente também é suspeito de ser um disruptor endócrino. Por fim, estudos questionam o seu perfil ambiental, em particular o seu impacto sobre os corais. Também não é muito biodegradável.
Os factos :
- O octocrileno utilizado isoladamente não induz fotoalergia e os casos de alergia identificados para este ingrediente em protetores solares são muito raros. Alguns casos de alergia devido à exposição ao sol (fotoalergias) e irritações cutâneas transitórias têm sido observados em contextos de alta concentração de octocrileno.
- De acordo com a Comissão Europeia (CSSC), o octocrileno não é considerado um foto-alergenio nem mesmo um alergenio.
- Não é um disruptor endócrino de acordo com a definição da Organização Saúde Mundial, cujo papel é liderar e coordenar a saúde global dentro das Nações Unidas.
- A utilização e a concentração de octocrileno nos nossos protetores solares é cuidadosamente controlada para evitar qualquer potencial impacto no ambiente aquático.
- O octocrileno não causa efeitos adversos nos corais, seja nas concentrações em que é usado nos filtros solares, seja nas concentrações medidas no ambiente aquático.
Que utilizações tem nos nossos produtos?

Utilizamos octocrileno em concentrações autorizadas pelas diversas regulamentações em vigor na indústria cosmética. Otimizamos a concentração deste filtro em função dos filtros aos quais está associado, a proteção solar esperada, a sensorialidade desejada e os objectivos aos quais o produto se destina. O octocrileno é necessário para estabilizar a avobenzona: a sua utilização em combinação garante o máximo desempenho (cobertura UVA + UVB). Quando podemos, formulamos com filtros que têm um perfil ambiental mais favorável do que o octocrileno.
Desenvolvemos uma plataforma de testes científicos que nos permite medir com precisão e melhorar continuamente o perfil ambiental das nossas fórmulas de protetores solares contendo este filtro, bem como outros filtros.
Como acontece com todos os nossos produtos, aqueles que contêm octocrileno são sistematicamente sujeitos a uma avaliação rigorosa da sua qualidade e segurança para os seres humanos e o seu impacto no meio ambiente. Este é um princípio fundamental que se aplica a todos os nossos produtos em todo o mundo.