Por dentro dos nossos Produtos

Os perfumes

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que são perfumes?

Os perfumes são composições olfativas que fazem apelo a um conhecimento único do perfumista. São combinações de várias dezenas de ingredientes de origem sintética ou natural. São únicas e não estão protegidas por direitos de propriedade intelectual, como patentes. Para proteger o seu savoir-faire, o perfumista não revela os seus segredos nem a sua receita. Para responder a uma procura crescente dos nossos consumidores, das ONGs e dos distribuidores, iniciamos um procedimento de transparência em parceria com os perfumistas, de forma a conseguirmos fornecer-lhes uma informação clara e acessível sobre a composição dos nossos perfumes.

Para os produtos cosméticos, a presença do perfume está indicada na lista de ingredientes sob o nome «PARFUM/FRAGRANCE». Na embalagem dos produtos, apenas os alérgenos regulamentados contidos no perfume estão presentes na lista de ingredientes, para informar os consumidores de risco. Os alérgenos de perfumaria são substâncias sintéticas ou naturais, que estão presentes sobretudo em alguns óleos essenciais.

Qual a sua origem?

Os ingredientes utilizados na composição dos perfumes são de 2 tipos:

  • São obtidos por síntese
  • São extraídos de ingredientes naturais

 

A chegada de ingredientes sintéticos, no início do século XX, revolucionou e modernizou o mundo dos perfumes. A paleta de ingredientes quadruplicou e permitiu à perfumaria reinventar-se recorrendo a territórios olfativos novos.

Sem moléculas de síntese na composição de um perfume, é impossível, por exemplo, reproduzir determinados odores de flores frescas, como o lilás, o lírio-do-vale ou o jasmim. Efetivamente, estas flores permanecem "mudas" quando tentamos destilá-las ou extrair-lhes o odor.

Para que são utilizados?

O papel dos odores nas relações sociais e no bem-estar é conhecido há milhares de anos. Estando já presente no antigo Egito, o perfume faz parte dos mais antigos rituais de beleza. Alguns séculos mais tarde, França tornou-se conhecida em todo o mundo como sendo o berço da perfumaria moderna.
Os ingredientes de perfumaria estão presentes na composição das eaux de parfums, eaux de toilettes e de colonia. São também utilizados para perfumar os produtos cosméticos, como os cremes de cuidados para a pele ou os shampoos. O perfume contribui para o desempenho global dos produtos.

  • Bem-estar

  • Perfume dos produtos

Por que motivo são questionados?

Independentemente de serem naturais ou sintéticos, determinados ingredientes de perfumaria são considerados como potenciais causadores de alergias e outros como contendo substâncias suspeitas de serem reprotóxicas e disruptores endócrinos.

Outros são identificados como permanecendo no ambiente.

Os factos:

  • Os ingredientes de perfumaria são sujeitos a uma avaliação do risco monitorizado pelo IFRA, organismo que regula a taxa de utilização de cada um deles por categoria de produtos. O regulamento cosmético europeu também os enquadra.

  • As composições olfativas são sujeitas a uma primeira avaliação da segurança pelo fornecedor. Após essa etapa, devem responder a um caderno de encargos da L'Oréal, que pode ir para além do exigido pelas regulamentações internacionais. São, finalmente, avaliadas na sua fórmula, considerando uma exposição que corresponde às condições de utilização (frequência, modo e zona de aplicação). No caso dos produtos cosméticos, a exposição ao perfume é muito fraca, uma vez que a parte do perfume raramente ultrapassa 1%. Esta dupla avaliação, pelo fornecedor e pelas nossas equipes de toxicólogistas, garante uma utilização dos produtos com toda a segurança, minimizando o risco de alergia.

  • Estudos recentes introduziram alguns ingredientes de perfumaria na lista de potenciais disruptores endócrinos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ingredientes de perfumaria não são disruptores endócrinos.

Que utilização têm nos nossos produtos?

Text block 5

Utilizamos ingredientes de perfumaria para desenvolver as eaux de parfums, eaux de toilette e de colonia do Grupo. A taxa de perfume nestes produtos pode ir até 25%.

Também utilizamos ingredientes de perfumaria para perfumar produtos cosméticos. Por exemplo, utilizamos entre 0,1 e 0,5% de perfume nos produtos de cuidados da pele e 1% nos produtos capilares.

Os perfumes que utilizamos nos nossos produtos para bebe, crianças e pessoas com pele atópica são formulados de forma a minimizar os riscos de alergias.

Para limitar o impacto no ambiente, trabalhamos com perfumes ecoresponsáveis.

Descubra

Os perfumes

Os perfumes são combinações complexas de substâncias naturais ou sintéticas que são adicionadas a muitos produtos de consumo para lhes dar um aroma específico.

 
  • Alérgenos

    Ver mais