Dióxido de Titânio

Dióxido de Titânio

chrono0 min.

O que é o dióxido de titânio?

O dióxido de titânio é um mineral composto de titânio e oxigenio na forma de um pó branco. Pode ser encontrado em produtos cosméticos, como os protetores solares.

Para identificar o dióxido de titânio nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com os nomes TITANIUM DIOXIDE, TITANIUM DIOXIDE [NANO], CI 77891.

Qual a sua origem?

Where does it come from?

Nos cosméticos, o dióxido de titânio é usado como filtro solar ou como pigmento branco. 

O dióxido de titânio é um pó branco obtido pela transformação de compostos minerais extraídos de rochas.

Para que é utilizado?

O dióxido de titânio tem diversas aplicações em alimentos ou em cosméticos, em particular pelas suas propriedades de branqueamento e propriedades como filtros dos raios ultravioleta.

  • Branqueamento

  • Filtro de raios ultravioleta

Por que motivo são questionados?

O dióxido de titânio usado como aditivo alimentar está atualmente em discussão devido ao seu impacto em caso de exposição oral (ou ingestão). Trata-se de uma utilização diferente do uso cosmético.

É um ingrediente questionado por causa da sua classificação como possivel cancerígeno para o homem por inalação pelo Centro Internacional de Pesquisa de Câncer (Cancro, PT) (CIPC). É também acusado de atravessar a barreira cutânea durante a sua aplicação sob a forma nanométrica em pele lesionada.

Por fim, há um debate sobre a contaminação do meio ambiente pelo dióxido de titânio sob a forma nanométrica, principalmente nos ecossistemas aquáticos (plâncton).

Os factos:

  • Nos protetores solares e em produtos de beleza, as nanopartículas de dióxido de titânio foram avaliadas pelo Comite Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC), que aprovou a sua utilização como anti-UV, com uma concentração máxima autorizada de 25%.
  • Qualquer que seja o seu tamanho (nanométrico ou não), o dióxido de titânio não penetra na pele. Mais Informações aqui e ali

Que utilizações tem nos nossos produtos?

Text block 5

Quando serve como filtro solar, é geralmente utilizado na forma nanométrica (em física, relativo ao nanometro, unidade de comprimento igual a um bilionésimo de metro), dessa forma ele é mais eficaz. Nas suas outras utilizações, é utilizado na forma não nanométrica.

Usamos dióxido de titânio sob a forma nanométrica somente quando ele melhora o desempenho do produto – principalmente em termos de qualidade, de conforto, de textura. Quando ele está presente na forma nanométrica, isso é claramente indicado na embalagem do produto em países onde a regulamentação o exige.

Utilizamos o dióxido de titânio sob a forma nanométrica somente em produtos que não podem ser inalados nem ingeridos.

Não o encontramos nos nossos aerossóis ou em produtos para os lábios.

O tipo de dióxido de titânio que é utilizado em cosméticos não afeta o plâncton no ambiente aquático.

O tipo que utilizamos não deve ser confundido com outros tipos de dióxido de titânio usados em produtos que não sejam cosméticos.

Descubra

Proteção solar: um verdadeiro problema de saúde pública

Reproduzir o vídeo
  • Protetores solares: entender os índices de proteção

  • Que impacto os raios ultravioleta têm em nossa pele?

Descubra

Os filtros solares

Os filtros solares são ingredientes que absorvem ou refletem os raios ultravioleta da luz solar ou da luz artificial para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

 
  • Filtros solares

    Ver mais
  • Homosalato

    Ver mais
  • Mexoryl® SX

    Ver mais
  • Mexoryl®  XL

    Ver mais
  • Octinoxato

    Ver mais
  • Octocrileno

    Ver mais
  • Oxibenzona

    Ver mais
  • Óxido de zinco

    Ver mais