O que é o dióxido de titânio?
O dióxido de titânio é um mineral composto de titânio e oxigenio na forma de um pó branco. Pode ser encontrado em produtos cosméticos, como os protetores solares.
Para identificar o dióxido de titânio nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com os nomes TITANIUM DIOXIDE, TITANIUM DIOXIDE [NANO], CI 77891.
Qual a sua origem?
Nos cosméticos, o dióxido de titânio é usado como filtro solar ou como pigmento branco.
O dióxido de titânio é um pó branco obtido pela transformação de compostos minerais extraídos de rochas.
Para que é utilizado?
O dióxido de titânio tem diversas aplicações em alimentos ou em cosméticos, em particular pelas suas propriedades de branqueamento e propriedades como filtros dos raios ultravioleta.
-
Branqueamento
-
Filtro de raios ultravioleta
Por que motivo são questionados?
O dióxido de titânio usado como aditivo alimentar está atualmente em discussão devido ao seu impacto em caso de exposição oral (ou ingestão). Trata-se de uma utilização diferente do uso cosmético.
É um ingrediente questionado por causa da sua classificação como possivel cancerígeno para o homem por inalação pelo Centro Internacional de Pesquisa de Câncer (Cancro, PT) (CIPC). É também acusado de atravessar a barreira cutânea durante a sua aplicação sob a forma nanométrica em pele lesionada.
Por fim, há um debate sobre a contaminação do meio ambiente pelo dióxido de titânio sob a forma nanométrica, principalmente nos ecossistemas aquáticos (plâncton).
Os factos:
- Nos protetores solares e em produtos de beleza, as nanopartículas de dióxido de titânio foram avaliadas pelo Comite Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC), que aprovou a sua utilização como anti-UV, com uma concentração máxima autorizada de 25%.
- Qualquer que seja o seu tamanho (nanométrico ou não), o dióxido de titânio não penetra na pele. Mais Informações aqui e ali.
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Quando serve como filtro solar, é geralmente utilizado na forma nanométrica (em física, relativo ao nanometro, unidade de comprimento igual a um bilionésimo de metro), dessa forma ele é mais eficaz. Nas suas outras utilizações, é utilizado na forma não nanométrica.
Usamos dióxido de titânio sob a forma nanométrica somente quando ele melhora o desempenho do produto – principalmente em termos de qualidade, de conforto, de textura. Quando ele está presente na forma nanométrica, isso é claramente indicado na embalagem do produto em países onde a regulamentação o exige.
Utilizamos o dióxido de titânio sob a forma nanométrica somente em produtos que não podem ser inalados nem ingeridos.
Não o encontramos nos nossos aerossóis ou em produtos para os lábios.
O tipo de dióxido de titânio que é utilizado em cosméticos não afeta o plâncton no ambiente aquático.
O tipo que utilizamos não deve ser confundido com outros tipos de dióxido de titânio usados em produtos que não sejam cosméticos.