O que são óleos minerais?
Os óleos minerais são gorduras de origem fóssil, incolores, inodoras e insípidas que se apresentam de diversas formas (óleos, géis...). Os óleos minerais mais conhecidos são a vaselina e o óleo de parafina.
Para os identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Podem ser encontrados com os nomes MINERAL OIL, PARAFFINUM LIQUIDUM, PETROLATUM, CERA MICROCRISTALLINA, MICROCRYSTALLINE WAX, OZOKERITE, CERESINE ISOPARAFFIN, PARAFFIN e SYNTHETIC WAX.
Qual a sua origem?
Existem duas classes: óleos minerais sintéticos, que são completamente puros desde a produção, e óleos minerais de petroquímicos, que são refinados. Estes últimos são obtidos após a purificação de matérias de origem fóssil, como o carvão, o petróleo bruto ou o gás natural.
Os óleos minerais que utilizamos nos nossos produtos cosméticos são, uma vez purificados, de qualidade farmacêutica e portanto muito puras.
Para que são utilizados?
Os óleos minerais são usados nos cuidados de rosto, em produtos capilares e nos batons, uma vez que possuem múltiplos benefícios. Protegem a pele da desidratação. São eficazes na limpeza e remoção de maquiagem (maquilhagem, PT).
Melhoram a qualidade das texturas.
-
Hidratação
-
Remoção de maquiagem (maquilhagem, PT)
-
Agente de textura
Por que motivo são questionados?
A qualidade dos óleos minerais é questionada devido à possível presença de impurezas e compostos aromáticos policíclicos (CAP) que são cancerígenos.
Nos cosméticos, são por vezes percebidos como sendo comedogénicos e oclusivos (ou seja, que obstruem os poros da pele).
Do ponto de vista ambiental, os óleos minerais - que são de origem fóssil - são acusados de não serem reassimiláveis pelo meio ambiente após a utilização. Por outro lado, a sua utilização contribui para o esgotamento dos recursos naturais.
Os óleos minerais são também regularmente opostos aos óleos vegetais, considerados como mais amigáveis com o meio ambiente devido à sua capacidade de renovação.
Os factos:
- Os óleos minerais são utilizados de forma segura em cosméticos há mais de 100 anos. São muito bem tolerados e não estão associados a qualquer alergia, o que lhes permite serem aplicados numa pele sensível e frágil.
- Os óleos minerais que utilizamos são de qualidade farmacêutica e alimentar, e não contêm compostos aromáticos policíclicos (CAP).
- Como parte do nosso compromisso com a melhoria contínua, esforçamo-nos por continuar a reduzir o impacto ambiental das nossas fórmulas.
Que utilizações têm nos nossos produtos?
Os óleos minerais que utilizamos não estão apenas devidamente autorizados, como cumprem os mais rigorosos padrões de pureza, qualidade e segurança. Eles têm um elevado grau de qualidade e correspondem aos níveis alimentar ou farmacêutico, garantindo assim a sua inocuidade.
Os óleos minerais utilizados nos batons, sticks e bálsamos - mesmo sendo as quantidades ingeridas mínimas - são de qualidade alimentar, ou seja, o nível de pureza mais elevado.
Também são muito estáveis e não ficam ranços (isto é, não se degradam em contacto com o ar). As suas propriedades são complementares às dos óleos vegetais.
Os óleos minerais e vegetais possuem especificidades próprias, respondendo a diferentes efeitos desejados e não são intercambiáveis.