O que são sais de alumínio?
Os sais de alumínio são ingredientes amplamente utilizados há quase um século: como adjuvantes nas vacinas, coagulantes no tratamento das águas e como antiácidos gástricos.
Para os encontrar nos nossos produtos, eles constam na lista de ingredientes da embalagem, com os nomes ALUMINUM SULFATE, ALUMINUM CHLORIDE ou ALUMINUM CHLOROHYDRATE.
Qual a sua origem?
O alumínio é o metal mais abundante na crosta terrestre e o terceiro elemento mais abundante depois do oxigenio e do silício. Como resultado, o alumínio está naturalmente presente em pequenas quantidades nos alimentos e na água e também está naturalmente presente em ingredientes minerais como o caulim, a argila, a perlite, o talco ou a terra de diatomáceas, utilizados em vários tipos de produtos cosméticos.
A pedra de alúmen, que contém um sal de alumínio solúvel, é conhecido há muito tempo pelas suas propriedades adstringentes.
Os sais de alumínio solúveis utilizados nos cosméticos são sintetizados.
O alumínio também está presente de forma insolúvel nos pigmentos de cor utilizados na maquiagem (maquilhagem, PT) ou na pasta de dentes, para remover as manchas nos dentes devido ao chá ou ao café.
Para que são utilizados?
Os sais de alumínio utilizados principalmente em produtos antitranspirantes são os clorohidratos de alumínio. São eficazes no combate à transpiração e odores associados. Reduzem a transpiração ao formar pequenos agregados na entrada dos canais pelos quais o suor passa.
-
Antitranspirante
-
Antiodor
Por que motivo são questionados?
Os sais de alumínio são acusados de desempenhar um papel no desenvolvimento do câncer (cancro, PT) da mama e da doença de Alzheimer.
Os factos:
• A segurança dos sais de alumínio foi revista por numerosos grupos de peritos internacionais nos últimos 10 anos, incluindo a Organização Mundial de Saúde, a Food and Drug Administration dos EUA, a American Cancer Society e a Agência Francesa para a Segurança dos Produtos para a Saúde. Todos confirmaram que os conhecimentos atuais não permitem confirmar a participação de sais de alumínio utilizados em produtos cosméticos no câncer (cancro, PT) da mama ou na doença de Alzheimer. Estas conclusões são totalmente consistentes com a baixíssima capacidade dos sais de alumínio em penetrar na pele.
• O Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (SCCS) da União Europeia, assim como outras entidades reguladoras da UE, como o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR), afirmaram claramente em várias ocasiões que as informações disponíveis não permitem apoiar as preocupações relativas ao potencial carcinogénico dos compostos de alumínio, incluindo os sais de alumínio. O SCCS menciona também um estudo clínico que demonstrou que menos de 0,002% do alumínio contido num antitranspirante penetra na pele. Esta quantidade muito reduzida é coerente com o seu modo de ação à superfície. No início de 2023, o SCCS publicou o seu último parecer sobre o alumínio, que complementa o de 2023 e também o de 2020. Fica claramente afirmado que a utilização de produtos que contenham compostos de alumínio é segura, englobando as categorias de produtos cosméticos. Mais informações aqui.
• A utilização de produtos cosméticos contendo alumínio não apresenta qualquer risco e é segura para o consumidor.
Que utilização têm nos nossos produtos?
Utilizamos sais de alumínio nos nossos produtos antitranspirantes, em conformidade com a segurança dos nossos consumidores.
Em resposta às solicitações de alguns dos nossos consumidores, desenvolvemos também desodorizantes sem sais de alumínio e trabalhamos em soluções alternativas igualmente eficazes.