O que é o ácido lático ?
O ácido lático é um ácido orgânico da família dos AHA (alfa-hidroxiácidos), que se encontra no seu estado natural no leite, em algumas frutas e legumes (como o tomate ou a goiaba) e igualmente no vinho. Desempenha um papel em diversos processos bioquímicos do organismo humano.
Para identificá-lo nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com o nome LACTIC ACID.
Qual a sua origem?
O ácido lático que nós utilizamos é de origem natural. Tem um bom perfil ambiental e é biodegradável. O seu processo de fabricação está em conformidade com os princípios da química verde*. Resulta da fermentação do açúcar (beterraba, cana-de-açúcar e milho).
*Processo que utiliza um mínimo de energia e de água, e gera um mínimo de resíduos
Para que é utilizado?
O ácido lático é utilizado na indústria alimentar como aditivo enquanto acidificante e intensificador de sabor. As suas propriedades antibacterianas fazem dele um ingrediente de eleição na indústria dos detergentes. É utilizado nos cosméticos para ajustar o pH da fórmula, e pelas suas propriedades hidratantes e esfoliantes. É utilizado em alguns produtos cosméticos em associação com outros AHA, como o ácido glicólico.
-
Ajustador do pH
-
Hidratação
-
Esfoliação e luminosidade da tez
Quais são os seus benefícios?
O ácido lático permite esfoliar suavemente a pele. Favorece a hidratação, a remoção das células mortas e a renovação celular. Ajuda a suavizar e a reter a humidade da pele, e a proporcionar luminosidade. Permite igualmente conservar o pH da flora cutânea. É também conhecido por fortalecer o cabelo.
Os factos :
- Devido à sua natureza e ao seu envolvimento nos processos bioquímicos, o ácido lático é um regulador de pH das fórmulas.
- Um estudo demonstra que os AHA, como o ácido lático, o ácido cítrico ou o ácido glicólico, ajudam a melhorar os sinais de envelhecimento cutâneo : luminosidade da tez e redução das rugas, graças às suas propriedades queratolíticas (esfoliação). Para saber mais sobre sobre esse tema, pode consultar o seguinte artigo : Gougerot-Schwartz A. « Alpha-hydroxy-acides et vieillissement cutané » Encyl Méd Chir, Cosmétologie et Dermatologie esthétique, 50-160-C-12, 7 p. 2000
- É reconhecido que o ácido lático favorece a hidratação da pele.
- Está demonstrado na literatura que o ácido lático reforça a fibra capilar. Com efeito, ele permite, nomeadamente, aumentar a resistência dos cabelos descoloridos (descolorados, PT).
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Utilizamos ácido lático como ajustador do pH nos nossos produtos de higiene, como os produtos de higiene íntima, os géis de duche e os shampoos.
Utilizamo-lo pelas suas propriedades de esfoliação suave nos produtos de limpeza para o rosto e em alguns produtos de peeling. Para esse tipo de produtos, é recomendado seguir as precauções de utilização presentes na embalagem, tais como não se expor ao sol e utilizar um produto com proteção solar. A utilização do ácido lático é adequada para as peles sensíveis. Como todos os nossos produtos, aqueles que têm ácido lático na sua composição são alvo de uma rigorosa avaliação da sua qualidade e segurança.
Os AHA são regulamentados (concentrações na fórmula e pH da fórmula) em diferentes regiões do mundo, como o Canadá, Taiwan, a China, os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), o Brasil e o México. Para além disso, são igualmente alvo de recomendações locais noutros países, como os Estados Unidos. Com efeito, nos Estados Unidos, alguns produtos contendo AHA têm que ter uma rotulagem especial mencionando a presença de AHA na fórmula e as precauções de utilização que lhes estão associadas. Os nossos produtos estão em conformidade com as exigências regulatórias (regulamentares, PT) aplicadas em cada país onde são comercializados.