Por dentro dos nossos Produtos

Mexoryl® SX

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que é o Mexoryl® SX?

Mexoryl® SX é o nome comercial do ecamsule, ou terephtalylidene dicamphor sulfonic acid. Trata-se de um filtro solar orgânico (derivado do carbono) desenvolvido e patenteado pela L’Oréal em 1982. Ele protege maioritariamente contra os raios UVA, principais responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele e pelos cânceres (cancros, PT) cutâneos.

Para encontrá-lo em nossos produtos, ele consta da lista de ingredientes que se encontra na embalagem, nomeadamente sob o nome TEREPHTALYDIENE DICAMPHOR SULFONIC ACID.

Qual a sua origem?

Как получают Mexoryl® SX?

O Mexoryl® SX é um composto orgânico de síntese (à base de carbono, enxofre, oxigenio e hidrogenio) que absorve os raios UVA.

Para que é utilizado?

O Mexoryl® SX é um filtro renovável* e fotoestável, não se degradando ao sol. Ele é utilizado nos produtos solares e nos produtos de fotoproteção quotidiana. Ele protege a pele contra o envelhecimento prematuro impedindo os raios UVA de penetrar profundamente na pele.

* Mais de 50% do carbono utilizado nesse filtro solar é proveniente de fontes renováveis.

  • Absorve os UVA

  • Fotoestável

  • Renovável

Quais são os seus benefícios?

O Mexoryl® SX garante uma proteção contra os raios UVA mais enérgéticos, que são os mais perigosos para a pele. Poucos filtros solares conferem uma proteção contra essas radiações.

Fotoestável, ele não se degrada durante a exposição sol, oferecendo, assim, uma proteção eficaz e duradoura.

Esse filtro é seguro para a saúde humana, sendo igualmente bem tolerado, hipoalergenico e adequado para as peles sensíveis.

Um produto solar é uma emulsão constituída por uma parte aquosa e uma parte oleosa misturadas para conferir uma textura cremosa ao produto. O Mexoryl® SX tem a capacidade de se integrar facilmente na parte aquosa dos produtos solares. Associado a filtros que se integram na fase oleosa, ele permite obter maiores níveis de proteção.

Essa propriedade permite, igualmente, formular produtos sem efeito oleoso na pele.

É um filtro UV renovável. Ele não tem um impacto negativo no meio ambiente, incluindo nos corais.

Os factos:

  • Vários estudos[1,2] demonstram que o Mexoryl® SX previne eficazmente as alterações causadas pelos raios UVA, responsáveis a longo prazo pelo fotoenvelhecimento.
  • Um estudo[3] realizado in vivo comparando produtos com e sem Mexoryl® SX, mas com um mesmo FPS, demonstra que a eficácia da proteção solar é maior em presença do Mexoryl® SX.
  • Na Universidade da Califórnia, uma equipe (equipa, PT) publicou[4] que o Mexoryl® SX confere uma proteção eficaz contra os UVA, assim como uma melhor fotoestabilidade e uma maior resistência à água do que os filtros habituais.
  • Um estudo[5] comparando testes in vitro com testes in vivo mostra que o Mexoryl® SX é um filtro seguro para a saúde humana nas condições de utilização habituais.
  • Um estudo[6] demonstrou que, mesmo em concentrações mais elevadas do que aquelas que encontramos no mar, o Mexoryl® SX não apresenta qualquer toxicidade para os recifes de coral.

 

[1] Séite S, Moyal D, Richard S, de Rigal J, Lévêque JL, Hourseau C, Fourtanier A. “Mexoryl SX: a broad absorption UVA filter protects human skin from the effects of repeated suberythemal doses of UVA”. J Photochem Photobiol B.
[2] Bernerd F, Vioux C, Asselineau D. “Evaluation of the protective effect of sunscreens on in vitro reconstructed human skin exposed to UVB or UVA irradiation”. Photochem Photobiol. 2000 Mar;71(3):314-20.
[3] Moyal, D., “Prevention of ultraviolet‐induced skin pigmentation”. Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, 2004, 20: 243-247.
[4] D'Souza G, Evans GRD; Plastic Surgery Educational Foundation Technology Assessment Committee. “Mexoryl: a review of an ultraviolet a filter”. Plast Reconstr Surg. 2007 Sep 15;120(4):1071-1075.
[5] Benech-Kieffer F, Meuling WJ, Leclerc C, Roza L, Leclaire J, Nohynek G. “Percutaneous absorption of Mexoryl SX in human volunteers: comparison with in vitro data”. Skin Pharmacol Appl Skin Physiol. 2003 Nov-Dec;16(6):343-55.
[6] Fel, JP., Lacherez, C., Bensetra, A. et al. “Photochemical response of the scleractinian coral Stylophora pistillata to some sunscreen ingredients”. Coral Reefs 38, 109–122 (2019).

Que utilizações tem nos nossos produtos?

Text block 5

Nós utilizamos o Mexoryl® SX nos nossos produtos solares em associação com outros filtros, como o Mexoryl® XL, para garantir uma proteção ótima contra os raios UVA e os UVB.

Descubra

Os filtros solares

Os filtros solares são ingredientes que absorvem ou refletem os raios ultravioleta da luz solar ou da luz artificial para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

 
  • Dióxido de Titânio

    Ver mais
  • Filtros solares

    Ver mais
  • Homosalato

    Ver mais
  • Mexoryl®  XL

    Ver mais
  • Octinoxato

    Ver mais
  • Octocrileno

    Ver mais
  • Oxibenzona

    Ver mais
  • Óxido de zinco

    Ver mais