O que é o óxido de zinco?
O óxido de zinco (ZnO) é um pó branco conhecido pelas suas propriedades protetoras e purificantes. Também é conhecido como filtro protetor anti-UV pois reflete os raios UVA e UVB. Além disso, o zinco possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e de secagem.
Para o identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com o nome ZINC OXIDE ou CI 77947.
Qual a sua origem?
Nos cosméticos, o óxido de zinco é de origem sintética.
Embora exista em estado natural sob a forma do mineral zincite, a maior parte do óxido de zinco é produzida sinteticamente.
Para que é utilizado?
O óxido de zinco é usado pelas suas diversas propriedades e aplicações, como filtro UV em protetores solares (sob a forma nano), como agente para apaziguar a pele e aliviar irritações, como pigmento branco em alguns produtos de maquiagem (maquilhagem, PT), como a base em pó.
-
Filtro UV
-
Apaziguante
-
Pigmento Branco
Por que motivo são questionados?
O óxido de zinco é acusado de causar efeitos indesejáveis quando aplicado na pele lesionada e de impactar o ambiente aquático.
Os factos:
- Estudos aprofundados* foram realizados sobre a segurança do óxido de zinco usado em cosméticos e nos protetores solares. Eles mostram que o óxido de zinco pode ser usado com segurança nesses produtos.
- Além disso, a concentração de óxido de zinco nos nossos produtos é muito controlada, a fim de limitar o seu impacto no meio ambiente.
- O óxido de zinco é um dos dois filtros reconhecidos como seguros e eficazes pela Food & Drug Administration dos EUA.
* Pela Food & Drug Administration (FDA) dos EUA e o Comite Científico para a Segurança do Consumidor (CSSC) da Comissão Europeia.
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Nós utilizamos óxido de zinco como filtro solar, pois é muito eficaz a bloquear e desviar os raios UV e, assim, proteger a pele dos efeitos nocivos do sol (como câncer (cancro, PT) de pele, queimaduras solares ou envelhecimento prematuro da pele).
É um dos únicos filtros solares ainda permitidos em alguns países, como os Estados Unidos, que o indicou como GRASE (geralmente reconhecido como seguro e eficaz).
Nós utilizamos óxido zinco numa concentração otimizada e regulada nos nossos produtos, adequada para peles sensíveis. Ele não está presente em produtos que podem ser inalados ou ingeridos (como aerossóis ou batons).
As quantidades de óxido de zinco utilizadas são muito controladas a fim de limitar o impacto dos nossos produtos no meio ambiente aquático.
Quando o óxido de zinco está presente sob a forma nano, temos sempre o cuidado de informar o consumidor nos países onde a regulamentação o exija, e mencionamos [nano] na lista de ingredientes presente nas embalagens.
O óxido de zinco sob a forma nano é seguro e não pode penetrar nas camadas profundas da pele.