O que é a niacinamida?
A niacinamida, também conhecida como nicotinamida, é uma das formas de vitamina B3 naturalmente presente nos nossos alimentos e no nosso organismo, embora este tenha dificuldade em sintetizá-la.
Está envolvida na síntese de coenzimas indispensáveis aos processos de transferência de energia no coração das nossas células, bem como em várias reações metabólicas essenciais, como as que envolvem os glúcidos, os lípidos, as proteínas e determinadas hormonas.
Considerada um ingrediente ativo essencial nos produtos cosméticos atuais, a niacinamida ajuda a atenuar vários problemas cutâneos, como manchas de pigmentação, imperfeições, sinais visíveis associados à acne e sinais de envelhecimento.
É adequada para todos os tipos de pele, incluindo a pele sensível.
Para encontrar a niacinamida nos nossos produtos, esta consta da lista de ingredientes indicada na embalagem sob a designação "NIACINAMIDE".
Qual a sua origem?
Originalmente derivada de um processo sintético, a niacinamida é agora derivada de um processo que respeita as leis da química verde* através da transformação de um recurso vegetal renovável: a cana-de-açúcar.
Ingrediente ativo polivalente, a niacinamida é a prova de que as perspetivas ecológicas e o aprovisionamento cada vez mais sustentável são possíveis. A pureza da niacinamida obtida é superior a 99%.
* Processo que utiliza um mínimo de energia e água, gerando um mínimo de resíduos
Para que serve?
A niacinamida é um ingrediente usado para limitar o aparecimento de vermelhidão e é apreciada por peles sensíveis. Ela também ajuda a combater a produção excessiva de sebo e a reduzir a aparência das imperfeições da pele. Respeita e reforça a barreira cutânea. De facto, a niacinamida estimula a síntese do colagénio e dos lípidos cutâneos, limitando as perdas insensíveis de água e mantendo a pele firme e hidratada. Estas duas propriedades fazem da niacinamida um ingrediente ativo de eleição nos produtos para peles maduras. A sua capacidade de inibir a produção de melanina torna-a útil para problemas de hiperpigmentação, como as manchas escuras.
-
Propriedades contra a hiperpigmentação e ação de melhoria da tez
-
Antienvelhecimento
-
Apazigua e reduz os sinais visíveis ligados à inflamação
Como atua?
Antioxidante, a niacinamida interage com a pele para estimular as coenzimas necessárias a uma melhor proteção da epiderme contra as agressões externas. Aumenta a capacidade de cicatrização das células cutâneas e melhora a estrutura das diferentes camadas da pele, proporcionando à pele uma hidratação ideal e regulando a produção de sebo.
Os factos:
- A niacinamida ajuda a atenuar as manchas de pigmentação que podem aparecer devido a vários fatores (idade, sol, flutuações hormonais, etc.). De facto, cientistas conseguiram demonstrar através de testes in vitro, a inibição da transferência da melanina, dos melanócitos para os queratinócitos, graças a um tratamento tópico com niacinamida1.
- A niacinamida contribui para o equilíbrio e a vitalidade das estruturas celulares, como o ADN, protegendo a pele dos danos causados pelos raios UV2. De facto, estudos demonstraram o poder antioxidante deste ingrediente, ajudando a combater o fotoenvelhecimento da pele.
- Estimula a síntese do colagénio e ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro3.
- Reforça a barreira cutânea, reduzindo a perda de água e aumentando a síntese de ceramidas e a filagrina (componentes-chave que mantêm a hidratação da pele e a função de barreira) na epiderme.
- Previne o acne, reduzindo a formação de sebo4.
1 Hakozaki, T., Minwalla, L., Zhuang, J., Chhoa, M., Matsubara, A., Miyamoto, K., Greatens, A., Hillebrand, G. G., Bissett, D. L., & Boissy, R. E. (2002). The effect of niacinamide on reducing cutaneous pigmentation and suppression of melanosome transfer. The British journal of dermatology, 147(1), 20–31. https://doi.org/10.1046/j.1365-2133.2002.04834.x
2 Surjana, D., Halliday, G. M., & Damian, D. L. (2013). Nicotinamide enhances repair of ultraviolet radiation-induced DNA damage in human keratinocytes and ex vivo skin. Carcinogenesis, 34(5), 1144–1149. https://doi.org/10.1093/carcin/bgt017
3 Bissett DL, Miyamoto K, Sun P, Li J, Berge CA. Topical niacinamide reduces yellowing, wrinkling, red blotchiness, and hyperpigmented spots in aging facial skin. Int J Cosmet Sci. 2004 Oct;26(5):231-8. doi: 10.1111/j.1467-2494.2004.00228.x. PMID: 18492135.
4 Draelos, Z. D., Matsubara, A., & Smiles, K. (2006). The effect of 2% niacinamide on facial sebum production. Journal of cosmetic and laser therapy: official publication of the European Society for Laser Dermatology, 8(2), 96–101. https://doi.org/10.1080/14764170600717704
Qual a sua utilização nos nossos produtos?
A niacinamida é utilizada nos cuidados da pele e na maquilhagem, nomeadamente pelas suas propriedades antienvelhecimento e de uniformização da tez. Também pode ser encontrada em produtos capilares, sendo utilizada para fortalecer e melhorar a textura do cabelo. Pode ser encontrada em diferentes marcas do Grupo, incluindo La Roche-Posay, L’Oréal Paris, L’Oréal Professionnelle, CeraVe, Lancôme, Garnier, Skinbetter Science, It Cosmetics, Kiehl’s, etc.