O que é o pantenol?
O pantenol, também conhecido como pró-vitamina B5, é o precursor da vitamina B5 (ácido pantotenico, que é um constituinte natural do cabelo). O seu nome vem do grego « pantothen » que significa "em toda parte". A vitamina B5 é encontrada em quase todos os organismos vivos. Desempenha em particular um papel no desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso central. É encontrado em certos alimentos como a carne, o peixe, a gema de ovo, as amêndoas e nas nozes. O pantenol é uma forma estável de vitamina B5. É conhecido pelas suas propriedades hidratantes, apaziguantes e reparadoras.
Para encontrar o pantenol nos nossos produtos, este aparece na lista de ingredientes da embalagem, com o nome PANTHENOL.
Qual a sua origem?
O pantenol é um álcool de origem fóssil. É obtido por um processo que utiliza um mínimo de energia e água. 90% dos resíduos gerados são reciclados e valorizados, como o sulfato de cálcio, que é utilizado na recuperação de terrenos.
O pantenol tem um muito bom perfil ambiental e é biodegradável.
Para que é utilizado?
É utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos pelos seus benefícios para a pele seca, danificada e sensível.
É recomendado para pessoas com problemas de pele, como eczema. É muito bem tolerado, mesmo pela pele mais sensível.
É um ativo muito conhecido no cuidado da assadura dos bebes e queimaduras leves.
Também é utilizado para cuidar do cabelo e couro cabeludo.
-
Hidratação
-
Apaziguamento
-
Reparação
Quais são os seus benefícios?
O Pantenol é conhecido pelas suas propriedades hidratantes, apaziguantes e reparadoras tanto para a pele quanto para o cabelo.
Os factos:
- Um estudo científico1 demonstra que o pantenol mantém a hidratação da pele e protege a barreira cutânea. Um outro estudo2 realizado em 2016 demonstrou que o pantenol interage com os lípidos (ceramidas e colesterol) e com as proteínas (queratina) na pele seca para melhorar sua hidratação e elasticidade.
- Alivia a coceira (comichão, PT) graças à sua ação apaziguante. Um estudo3 realizado em peles atópicas que sofrem de eczema demonstra que o pantenol melhora a barreira cutânea e reduz a irritação. Outro estudo4 confirmou as propriedades apaziguantes do pantenol na pele atópica que sofre de dermatite atópica, ictiose, psoríase ou dermatite de contacto.
- Numerosos estudos5 demonstraram que o pantenol ajuda a pele na sua reparação. Em particular, estimula a produção de células na pele, que são conhecidas por estarem envolvidas na cicatrização de feridas. Em 2019, um novo estudo6 demonstra que o pantenol permite uma cicatrização mais rápida que o óleo mineral e que melhora o aspecto da cicatriz.
- O pantenol é capaz de se fixar na superfície do cabelo. Um estudo7 demonstra que, presente na rotina de um shampoo e condicionador, ele deposita-se no cabelo e assim protege a fibra.
- Também foi demonstrado que podia reparar os cabelos danificados e reduzir os danos causados pela escovação (escovagem, PT) excessiva. Possui também propriedades humectantes.
1 F.B. Camargo, L.R. Gaspar, P.M.B.G. Maria Comps. J. Cosmet. Sci., 2011, 62,361-369
2 S. Björklund & al, Journal of Colloid and Interface science 479 (2016) 207-220
3 Bielfeldt S, & al. Dermatose,. 1998 ; 46 :159-65
4 Fritz Ebner & al. Topical Use of Dexpanthenol in Skin Disorders ; Am. J. Clin. Dermatol., 2002, 3 (6): 427 – 433
5 Weiser & Erlemann 1987, Weimann BI, Hermann D. Int J Vitam Nutr Res. 1999 ;69 :113-19 et Marquardt Y, et al. Lasers Surg Med 2015 ; 47/257-265
6 Heise R, & al. Cutan Ocul Toxicol 2019
7 E. Wagner, Parfumerie und Kosmetik, 1994, 75 (260-267)
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Utilizamos pantenol nos nossos produtos de cuidado para o rosto e corpo, pelas suas propriedades hidratantes, apaziguantes e reparadoras, e para todos os tipos de pele, até os mais sensíveis.
Usamo-lo na maquiagem (maquilhagem, PT) em máscaras para fortalecer os cílios (as pestanas, PT) e dar-lhes brilho. Também é utilizado na composição dos nossos produtos para o tom da pele, para os mesmos benefícios que para os cuidados com a pele.
Usamo-lo como produto capilar pela sua eficácia hidratante, ajuda a proteger o cabelo e a pele do couro cabeludo.