O que é o EDTA?
O EDTA ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um agente quelante, isto é, um agente estabilizador amplamente utilizado nos produtos cosméticos, nomeadamente nos sabonetes ou nos shampoos.
Para o identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com os nomes CALCIUM DISODIUM EDTA, DIAMMONIUM EDTA, DIPOTASSIUM EDTA, DISODIUM EDTA (certamente a mais utilizada), DISODIUM EDTA-COPPER, TRISODIUM EDTA.
Qual a sua origem?
O EDTA é um ingrediente sintético.
Para que é utilizado?
O EDTA é utilizado como agente quelante, isto é, vai captar íons (iões, PT) metálicos que podem afetar a estabilidade e/ou o aspeto dos produtos cosméticos. O EDTA serve, por exemplo, para contrariar a dureza da água nos produtos para enxaguar, como os shampoos. Permite também evitar a precipitação de alguns íons (iões,PT) (cálcio, magnésio, etc.) para garantir a qualidade dos produtos cosméticos e a sua conservação. Ele é comummente utilizado em outras indústrias, como a papelaria, alimentação, os detergentes, a agricultura ou a fotografia. No setor alimentar, é utilizado como conservante.
-
Captura íons (iões, PT) metálicos.
-
Evita a precipitação de certos íons (iões, PT)
Por que motivo são questionados?
Recai sobre o EDTA a suspeita de irritar os olhos, de ser uma fonte de eczema, e de ser uma substância persistente e bio-acumulável para o meio ambiente, por força da sua utilização generalizada nos produtos.
Os factos:
- O EDTA é um ingrediente para o qual existem muitos dados e, consequentemente, uma visão retrospetiva da sua utilização desde há dezenas de anos e em inúmeros produtos.
- Quanto às concentrações limitadas utilizadas nos nossos produtos, trata-se de um ingrediente muito bem tolerado e os casos de alergias são muito raros.
- O EDTA não é bioacumulável; em contrapartida, é persistente no meio ambiente, não sendo, assim, biodegradável.
- O EDTA é dificilmente eliminado pelas estações de depuração das águas residuais. Ele pode, assim, terminar no meio ambiente. A sua capacidade para captar os íons (iões,PT) metálicos faz dele ainda mais um ingrediente com um impacto sobre o ecossistema aquático.
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Trabalhamos junto dos nossos fornecedores para limitar a utilização do EDTA para proteger as matérias-primas que utilizamos.
Num processo de melhoria contínua, trabalhamos para diminuir ou substituir o EDTA presente nas nossas fórmulas sempre que possível, garantindo simultaneamente o mesmo nível de qualidade e desempenho dos nossos produtos.