Os aplicativos (as aplicações, PT) acompanham os utilizadores na sua vida do dia a dia, e em particular, nas suas escolhas de consumo. Nos últimos anos, o consumidor tem tido acesso a aplicações de escaneamento (leitura,PT) de produtos cosméticos para obter informações e os ajudar a escolher os seus produtos de higiene e beleza.
Como funcionam estes aplicativos (estas aplicações, PT) de análise de ingredientes cosméticos?
Utilizam um escaneamento (uma leitura,PT) para reconhecer e analisar um produto ou os ingredientes e apoiam-se sobre uma base de dados para fornecer conselhos. Algumas aplicações apoiam-se em bases de dados compartilhadas e participativas (como a Open Beauty Facts), enquanto outras têm a sua própria base de dados. Cada aplicativo (aplicação, PT) ligado(a) à composição de cosméticos fornece, com ajuda de um algoritmo, uma apreciação dos produtos ou dos seus ingredientes, que pode assumir a forma de uma nota ou de um código de cores.
Como é que estes aplicativos (estas aplicações, PT) reconhecem um produto cosmético?
Vários elementos são utilizados tais como:
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O código de barras
O código de barras do produto (também denominado código EAN13) não se destina a identificar os produtos cosméticos. O seu objetivo principal é fornecer informações logísticas ao distribuidor como o peso e o tamanho do produto ou mesmo as condições de conservação.
Deve-se observar que a composição dos produtos cosméticos pode alterar regularmente, por exemplo para ter em consideração a evolução da regulamentação. No entanto, o código de barras de um produto não altera necessariamente. Fórmulas diferentes do mesmo produto cosmético com um código de barras idêntico podem, portanto, estar à venda simultaneamente.
Assim, a leitura de um produto por via do código de barras pode levar à análise de um produto diferente daquele que está disponível para o consumidor e atribuir-lhe ingredientes que não estão presentes na fórmula. -
Os ingredientes
Às vezes é possível fazer a leitura da lista de ingredientes graças a um sistema de reconhecimento gráfico que os permite identificar ou de inserir um ingrediente no motor de pesquisa do aplicativo (da aplicação, PT).
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O nome do produto, gama ou ainda a marca
O utilizador pode igualmente, em certos aplicativos (certas aplicações, PT) , efetuar uma pesquisa com base no nome de produto, nome da gama ou da marca. Deve-se observar que os nomes podem diferir dependendo, em particular, dos países em que os produtos são comercializados.
E se o aplicativo (a aplicação, PT) não reconhecer o produto após o escanemanto (a leitura,PT)
Quando a aplicação não “reconhece” o produto, isso significa que a informação não está disponível na base de dados utilizada. O consumidor pode neste caso introduzir as informações (fotografia, lista de ingredientes) manualmente. Cabe depois ao editor do aplicativo (da aplicação, PT) decidir se toma ou não em consideração as informações fornecidas.
As bases de dados são o suporte dos aplicativos (das aplicações, PT)
Para funcionarem, os aplicativos (aplicações, PT) recorrem a dados de produto provenientes de bases de dados participativas, ou de bases de dados proprietárias.
Open Beauty Facts é a base de dados participativa mais utilizada no que diz respeito aos produtos cosméticos. Ela permite que qualquer utilizador contribua adicionando ou modificando dados de diferentes maneiras: fotografia da lista de ingredientes, introdução manual de ingredientes e características de produto, etc.
A opinião da L’Oréal sobre os aplicativos (as aplicações, PT)
Temos estudado cuidadosamente os diferentes aplicativos cosméticos (as diferentes aplicações cosméticas, PT) para compreender as suas metodologias e as fontes utilizadas.
Atualmente, as opiniões sobre estes aplicativos (estas aplicações, PT) baseiam-se essencialmente na presença ou ausência de ingredientes considerados “indesejáveis” e não têm em consideração o nível de concentração dos diferentes ingredientes utilizados. A avaliação de segurança de um produto cosmético não se pode basear unicamente na presença ou ausência de certos ingredientes. É crucial que as informações utilizadas para desenvolver estes aplicativos (estas aplicações, PT) sejam cientificamente robustas. Adicionalmente, as opiniões dadas pelos(as) diferentes aplicativos (aplicações,PT) podem ser contraditórias para o mesmo produto.
A L’Oréal está comprometida em garantir aos seus consumidores uma informação robusta do ponto de vista científico e de saúde. É por este motivo que pretendemos continuar a acelerar a disponibilização aos nossos consumidores de uma informação qualitativa e completa sobre os nossos diferentes produtos e seus ingredientes. A L’Oréal permanece profundamente enraizada aos seus fundamentos que são a segurança absoluta do consumidor, sobre a qual nunca comprometerá a qualidade e eficácia dos seus produtos, e por fim a sinceridade das informações comunicadas.