Vitamin C

Por dentro dos nossos Produtos

Vitamina C

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que é a Vitamina C?

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, o que significa que tem uma forte afinidade com a água. Ela está naturalmente presente no organismo humano e está envolvida em inúmeras reações fisiológicas, tais como a síntese de colágeno/colagénio e dos glóbulos vermelhos. A principal fonte de vitamina C para o organismo é externa, sendo obtida através da alimentação. Com efeito, encontramos vitamina C igualmente nas frutas (nos frutos, PT) e nos legumes coloridos, como a laranja, o limão, a toranja, o kiwi, os brócolis/brócolos ou o pimentão vermelho. A vitamina C é usada em cosméticos sob duas formas: a primeira é o ácido ascórbico ou vitamina C pura, comumente conhecida como vitamina C, e a segunda é o ascorbil glicosídeo ou vitamina C glicosídeo, chamada vitamina CG.

Para a identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrada com os nomes ASCORBIC ACID e ASCORBYL GLUCOSIDE.

Qual a sua origem?

Where does it come from?

A vitamina C pode ser de origem fóssil (petroquímica) ou natural. Utilizamos várias fontes de vitamina C, cuja maioria é renovável. Um programa com um dos nossos parceiros permite-nos obter uma vitamina C de origem natural, segundo um processo de fabricação que está em conformidade com os princípios da química verde*. A vitamina C glicosilada que nós utilizamos é exclusivamente de origem natural.

*Processo que utiliza um mínimo de energia e de água, e gera um mínimo de resíduos

Para que é utilizada?

A vitamina C é conhecida pelas suas virtudes no que respeita à saúde. Ela é, nomeadamente, utilizada para fins terapêuticos como antifadiga. Em cosmética, ela é utilizada pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antienvelhecimento. Ajuda a homogeneizar a tez e confere luminosidade à pele. Essa propriedade faz dela um ingrediente de eleição para os produtos de peeling.

  • Antioxidação

  • Antienvelhecimento

  • Homogeneidade e luminosidade da tez

Quais são os seus benefícios?

A vitamina CG é um precursor da vitamina C, o que significa que, em presença de certas substâncias à superfície da pele, vai libertar vitamina C. A vitamina CG é particularmente utilizada pelas suas propriedades de homogeneidade da tez. Esse benefício é reforçado pela comprovada atividade anti-inflamatória da vitamina C.

Em cosmética, a vitamina C, graças às suas propriedades antioxidantes, permite reduzir a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar. Ela é conhecida por favorecer a síntese de colágeno (colagénio, PT) e a produção de células da derme, como os fibroblastos, cuja presença na pele diminui com a idade. A sua ação antioxidante é reforçada em presença da vitamina E, sendo esta última regenerada pela vitamina C.

Os factos:

  • Dados científicos demonstram que a vitamina CG depositada na superfície da pele se transforma em vitamina C graças à ação de substâncias presentes na pele, como as fosfatases ou as glicosidases.
  • Um estudo1 dá conta das propriedades bem conhecidas da vitamina C, como o seu poder antioxidante e o seu efeito sobre a síntese de colágeno (colagénio, PT)2. Ele demonstra os efeitos positivos de um creme de cuidados com vitamina C na sua composição sobre os sinais de envelhecimento causados pela exposição da pele ao sol.
  • Um estudo3 demonstra que a vitamina C, além da sua atividade antioxidante, tem propriedades anti-inflamatórias.
  • Um estudo4 evidenciou a regeneração da vitamina E graças à vitamina C, reforçando, assim, os seus poderes antioxidantes.
  • A exposição repetida ao sol está na origem de uma pigmentação da pele devida ao aumento da produção de melanina. A vitamina C, já conhecida pelas suas propriedades em termos de homogeneidade da tez, foi estudada5 para avaliar o seu potencial na limitação da pigmentação causada por uma exposição cotidiana (quotidiana, PT) aos raios ultra-violeta.
  • Para maximizar os benefícios da vitamina C nos produtos cosméticos, foi realizado um estudo6 sobre os meios que permitem melhorar sua estabilidade.

1 Philippe G. Humbert & al., “Topical ascorbic acid on photoaged skin. Clinical, topographical and ultrastructural evaluation: double-blind study vs. placebo”, Experimental Dermatology 2003; 12:237-244

2 Betty V. Nusgens & al., “Topically Applied Vitamin C Enhances the mRNA Level of Collagens I and III, Their Processing Enzymes and Tissue Inhibitors of Matrix Metallproteinase 1 in the Human Dermis”, The Society for Investigative Dermatology, Inc. 2001; 0022-202X/01

3 Tebbe & al. “L-Ascorbic Acid inhibits UVA-Induced Lipid Peroxidation and Secretion of IL-1α and IL-6 in Cultured Human Keratinocytes In Vitro“, The Society for Investigative Dermatology, Inc. 1997; 0022-202X/97

4 Niki E & al. “Regeneration of vitamin E from alpha-chromanoxy radicals by glutathione and vitamin” C. Chem Lett 1982; 789–792

5 Romain de Dormael & al. « Vitamin C prevents ultraviolet-induced pigmentation in healthy volunteers », J Clin Aesthet Dermatol. 2019 ; 12(2) : E53-E59

6 Amanda C. Carita & al. « Vitamin C: One compound, several uses. Advances for delivery, efficiency and stability”, Elsevier, nonomedjournal.com; NANO-0000102117

Que utilizações tem nos nossos produtos?

Text block 5

Utilizamos vitamina C nos nossos produtos de cuidados anti-envelhecimento, principalmente pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e pelos seus benefícios para a luminosidade e a homogeneidade da tez.

Sendo a vitamina C sensível à luz, ela é formulada em condições que favorecem a sua estabilidade. Os produtos que têm vitamina C na sua composição são acondicionados em frascos de tipo airless sem entrada de ar ou em tubos opacos em alumínio protetor. Utilizamos igualmente formas de vitamina C micro-encapsuladas.

A vitamina CG é utilizada nas nossas gamas de produtos antimanchas dado o seu potencial em termos de limitação da pigmentação causada pela exposição repetida ao sol. Em alguns países da Ásia, como o Japão, a Coreia ou Taiwan, a vitamina CG é um ingrediente ativo considerado pela legislação como Quasi-Drug, isto é, entre a cosmética e o medicamento. A sua utilização nos produtos cosméticos para combater as manchas pigmentares, está regulamentada. Por exemplo, em Taiwan, a concentração de vitamina CG num produto antimanchas deve ser de 2%. Seguimos essas regulamentações para todos os nossos produtos que contêm vitamina CG.

A vitamina C está presente em alguns dos nossos produtos de peeling numa percentagem superior a 10%. Para esse tipo de produtos, é recomendado que sejam seguidas as precauções de utilização constantes da embalagem, como evitar o contorno dos olhos, não se expor ao sol e utilizar um produto com um fator de proteção solar. A utilização da vitamina C é adequada para as peles sensíveis. Como em todos os nossos produtos, aqueles que contêm vitamina C são alvo de uma rigorosa avaliação da sua (respetiva, PT) qualidade e segurança.

Descubra

Os ativos

Os ativos são ingredientes que atuam na pele e no cabelo e cuja ação foi comprovada por diversos tipos de estudos. Podem ser de origem natural, sintética ou química.

 
  • Ácido Hialuronico

    Ver mais
  • Ácido lático

    Ver mais
  • Ácido salicílico

    Ver mais
  • Aloe vera

    Ver mais
  • Cânhamo

    Ver mais
  • Glicerina

    Ver mais
  • Manteiga de Karité

    Ver mais
  • Mel

    Ver mais
  • Mica

    Ver mais
  • Nanopartículas

    Ver mais
  • O Alcool em cosméticos

    Ver mais
  • Óleo de abacate

    Ver mais
  • Óleo de Argan (Argão, PT)

    Ver mais
  • Óleo de coco

    Ver mais
  • Óleo de palma

    Ver mais
  • Óleos essenciais

    Ver mais
  • Óleos minerais

    Ver mais
  • Pantenol

    Ver mais
  • Retinol

    Ver mais
  • Sais de alumínio

    Ver mais
  • Silicones

    Ver mais
  • Talco

    Ver mais
  • Vitamina E

    Ver mais