Por dentro dos nossos Produtos

O nosso processo de transparência relativamente aos perfumes

chrono Tempo de leitura : 0 min.

A composição dos perfumes é uma arte complexa. Consiste na orquestração minuciosa de extratos de origem natural e de compostos sintéticos usados para reforçar e sublimar as notas olfativas assim criadas.

Uma vez que a composição dos perfumes não está sujeita a patente, os perfumistas são obrigados a proteger o seu savoir-faire único, guardando o segredo da sua composição. É por isso que, na lista de ingredientes presente na embalagem, o perfume se encontra sob a denominação «PARFUM/FRAGRANCE», sem outras precisões. Apenas os alérgenos potenciais estão presentes no rótulo dos produtos comercializados na Europa. Esta informação permite aos consumidores de risco estarem informados sobre a sua presença. É uma exigência da regulamentação europeia desde 2004, que a L'Oréal aplica a nível mundial em todos os seus produtos.

Em parceria com os perfumistas MANE, IFF, Givaudan e Firmenich, decidimos ser mais transparentes sobre a composição dos nossos produtos para responder a uma procura crescente dos consumidores, das ONGs e dos distribuidores para estarem melhor informados sobre a composição dos produtos.

Uma abordagem única

Esta abordagem co-construtiva com os perfumistas criadores tem por objetivo informar o consumidor sobre os ingredientes de perfumaria de origem natural ou sintética que compõem os produtos.

O nosso processo de transparência revela, pelo menos, 95% dos ingredientes presentes no perfume puro. Isto representa as substâncias maioritárias, que contribuem para a própria essência da nota olfativa. As substâncias minoritárias representam apenas 5% em peso. Elas permitem preservar o conhecimento dos perfumistas, uma vez que se tratam de matérias exclusivas, que assinam o caráter único da composição. Estas substâncias minoritárias serão, contudo, indicadas, se fizerem parte das substâncias que as autoridades exigem que sejam declaradas, como os alérgenos.

A especificidade desta abordagem consiste em fornecer informação sobre os ingredientes que compõem os perfumes puros usados para perfumar os produtos cosméticos como os leites corporais ou os shampoos, e também os que são utilizados nas eaux de parfum, eaux de toilette e águas de colonia.

Compartilhamos esta abordagem de transparência sobre os ingredientes de perfumaria com todos os atores do mundo da cosmética, como a indústria da perfumaria, os distribuidores ou os seus fornecedores.

O nosso processo de transparência relativamente aos perfumes

Uma informação acessível no site das nossas marcas

Esta informação não está visível diretamente na embalagem do produto, por motivos óbvios de espaço e de legibilidade. Ela será disponibilizada aos consumidores através dos websites das nossas marcas.

Quisemos classificar o conjunto de ingredientes segundo as suas famílias olfativas, como família «frutada» ou «floral», à semelhança do que fazem habitualmente os perfumistas no seu trabalho de criação. Este formato será acompanhado por uma explicação simples da nota olfativa e da origem natural ou sintética de cada ingrediente. Também disponibilizaremos estas listas aos distribuidores que o desejarem.

Lançamos este procedimento de transparência sobre os perfumes, nos Estados Unidos, em setembro de 2021, para as nossas duas marcas: Yves Saint Laurent e Garnier, para todo o seu catálogo de produtos, e na França e nos Estados Unidos para Atelier Cologne. Ele será depois desenvolvido mundialmente para todas as marcas do Grupo.

Descubra

Transparência sobre fragrâncias

Reproduzir o vídeo

Descubra

As nossas últimas informações

Encontre aqui os temas mais recentes Por dentro dos nossos produtos.

  • O nosso processo de transparência relativamente aos perfumes

  • Alérgenos em produtos cosméticos: como separar o real do falso?

  • Nossa metodologia de eco-concepção

  • Nossos compromissos em nome do respeito pelo meio ambiente

  • Fórmulas mais respeitosas do meio aquático

  • Netlock, a nossa tecnologia para uma proteção solar mais eficaz

  • Qual é a classificação e regulamentação das substâncias CMR?

  • Vestígios de impurezas e contaminantes: o que são e como identificá-los?

  • Ingrediente natural, de origem natural ou química, como ver com mais clareza?

  • Rótulos: o que são e qual é o seu objetivo?

  • Bebés, crianças, grávidas: como satisfazer as suas necessidades específicas?

  • Para que servem as aplicações de beleza e como utilizá-las?

  • A composição dos nossos produtos : o nosso conhecimento, a nossa expertise

  • O que é um disruptor endócrino?

  • A segurança dos nossos produtos : a nossa prioridade absoluta

  • A Qualidade no centro dos nossos produtos

  • Os produtos cosméticos contêm metais pesados?

  • Os nossos métodos alternativos aos testes em animais

  • O respeito das regulamentações dos produtos cosméticos