A composição dos perfumes é uma arte complexa. Consiste na orquestração minuciosa de extratos de origem natural e de compostos sintéticos usados para reforçar e sublimar as notas olfativas assim criadas.
Uma vez que a composição dos perfumes não está sujeita a patente, os perfumistas são obrigados a proteger o seu savoir-faire único, guardando o segredo da sua composição. É por isso que, na lista de ingredientes presente na embalagem, o perfume se encontra sob a denominação «PARFUM/FRAGRANCE», sem outras precisões. Apenas os alérgenos potenciais estão presentes no rótulo dos produtos comercializados na Europa. Esta informação permite aos consumidores de risco estarem informados sobre a sua presença. É uma exigência da regulamentação europeia desde 2004, que a L'Oréal aplica a nível mundial em todos os seus produtos.
Em parceria com os perfumistas MANE, IFF, Givaudan e Firmenich, decidimos ser mais transparentes sobre a composição dos nossos produtos para responder a uma procura crescente dos consumidores, das ONGs e dos distribuidores para estarem melhor informados sobre a composição dos produtos.
Uma abordagem única
Esta abordagem co-construtiva com os perfumistas criadores tem por objetivo informar o consumidor sobre os ingredientes de perfumaria de origem natural ou sintética que compõem os produtos.
O nosso processo de transparência revela, pelo menos, 95% dos ingredientes presentes no perfume puro. Isto representa as substâncias maioritárias, que contribuem para a própria essência da nota olfativa. As substâncias minoritárias representam apenas 5% em peso. Elas permitem preservar o conhecimento dos perfumistas, uma vez que se tratam de matérias exclusivas, que assinam o caráter único da composição. Estas substâncias minoritárias serão, contudo, indicadas, se fizerem parte das substâncias que as autoridades exigem que sejam declaradas, como os alérgenos.
A especificidade desta abordagem consiste em fornecer informação sobre os ingredientes que compõem os perfumes puros usados para perfumar os produtos cosméticos como os leites corporais ou os shampoos, e também os que são utilizados nas eaux de parfum, eaux de toilette e águas de colonia.
Compartilhamos esta abordagem de transparência sobre os ingredientes de perfumaria com todos os atores do mundo da cosmética, como a indústria da perfumaria, os distribuidores ou os seus fornecedores.
Uma informação acessível no site das nossas marcas
Esta informação não está visível diretamente na embalagem do produto, por motivos óbvios de espaço e de legibilidade. Ela será disponibilizada aos consumidores através dos websites das nossas marcas.
Quisemos classificar o conjunto de ingredientes segundo as suas famílias olfativas, como família «frutada» ou «floral», à semelhança do que fazem habitualmente os perfumistas no seu trabalho de criação. Este formato será acompanhado por uma explicação simples da nota olfativa e da origem natural ou sintética de cada ingrediente. Também disponibilizaremos estas listas aos distribuidores que o desejarem.
Lançamos este procedimento de transparência sobre os perfumes, nos Estados Unidos, em setembro de 2021, para as nossas duas marcas: Yves Saint Laurent e Garnier, para todo o seu catálogo de produtos, e na França e nos Estados Unidos para Atelier Cologne. Ele será depois desenvolvido mundialmente para todas as marcas do Grupo.