O que é a vitamina E?
A vitamina E, também chamada alfa-tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel, o que significa que se mistura facilmente com óleos e gorduras. Está naturalmente presente na superfície da pele através do sebo. Encontra-se em grande quantidade nos óleos vegetais, como o óleo de abacate [lien vers la fiche "Óleo de abacate" , de amêndoa doce, de azeitona ou de girassol. Está também presente nos frutos oleaginosos (nozes, avelãs, amêndoas) ou nas frutas e legumes (manga, kiwi, espinafres, pimento vermelho). Nos produtos cosméticos, é o seu derivado - o acetato de tocoferol – que é frequentemente utilizado.
Para encontrar a vitamina E nos nossos produtos cosméticos, ela consta na lista de ingredientes da embalagem com o nome TOCOPHEROL ou TOCOPHERYL ACETATE.
Qual a sua origem?
A vitamina E pode ser de origem sintética ou natural. As fontes de vitamina E utilizadas nos nossos produtos orgânicos (BIO, PT) são certificadas pelo organismo ECOCERT
Para que é utilizada?
A vitamina E é conhecida pelas suas virtudes para a saúde, recomendando-se o seu consumo frequente. É, sobretudo, utilizada na indústria agroalimentar, enquanto conservante natural para proteger os alimentos da oxidação.
É, também, usada em cosmética para conferir à pele defesas contra as agressões exteriores (UVs, poluentes) e fornecer-lhe os benefícios das suas propriedades antioxidantes e antipoluição.
-
Antioxidação
-
Antipoluição
Quais são os seus benefícios?
Em cosmética, graças às suas propriedades antioxidantes, a vitamina E permite proteger a fórmula da oxidação. Garante, igualmente, uma diminuição da ação dos radicais livres induzidos pelos raios de sol e da ação dos poluentes. A vitamina E previne, portanto, o envelhecimento prematuro da pele.
Associada à vitamina C , a sua ação antioxidante é reforçada.
A vitamina E também permite reduzir a oxidação do sebo da pele, reforçando assim a barreira lipídica cutânea.
É muito bem tolerada por todos os tipos de pele e mesmo pelas peles atópicas.
Os factos:
- Uma revisão bibliográfica 1 explica que a vitamina E é utilizada desde os anos 50 em dermatologia e em muitos produtos cosméticos. De facto, está cientificamente provado que a vitamina E é um poderoso antioxidante. É capaz de neutralizar o excesso de radicais livres presentes no organismo devido aos raios de sol, que são considerados responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
- Um estudo2 científico realizado na cidade do México demonstrou que as condições ambientais de exposição, como a poluição, têm um impacto significativo na qualidade da pele. Na verdade, este estudo mostra que a concentração em vitamina E presente naturalmente no sebo da pele, é inferior nas pessoas que vivem na cidade do México, que está exposta à poluição. É, portanto, importante que haja um fornecimento regular de vitamina E para combater esta perda.
- Vários estudos3,4,5,6 mostraram que a vitamina E tem um efeito positivo na oxidação do sebo em caso de exposição ao sol ou num ambiente sujeito à poluição.
1 M.A. Keen & al. Vitamin E in dermatology. Indian Dermatol Online J. 2016 Jul-Aug; 7(4): 311–315
2 M.-A. Lefebvre & al. Evaluation of the impact of urban pollution on the quality of skin: a multicentre study in Mexico. International Journal of Cosmetic Science, 2015, 1–10
3 B. Boussouira & D.M. Pham. Squalene and Skin Barrier Function: From Molecular Target to Biomarker of Environmental Exposure. 2016. G.T. Wondrak (ed.), Skin Stress Response Pathways, chapter 2
4 Thiele & al. Ultraviolet A Induces Generation of Squalene Monohydroperoxide Isomers in Human Sebum and Skin Surface Lipids In Vitro and In Vivo. J Invest Dermatol. 120(6):915-22, (2003)
5 Thiele JJ & al. Sebaceous gland secretion is a major physiological route of Vitamin E delivery to skin. J Invest Dermatol 113,1006-1010, (1999).
6 Thiele JJ, Schroeter C, Hsieh SN, Podda M, Packer L. The antioxidant network of the stratum corneum. Curr Probl Dermatol 29, 26-42, (2001).
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Utilizamos a vitamina E em todas as nossas categorias de produtos cosméticos, pelo seu poder antioxidante. Efetivamente, ela serve para proteger as nossas fórmulas que contêm ingredientes sensíveis à oxidação, como as gorduras. Ela permite, também, que os nossos cremes de cuidados e os nossos produtos solares sejam verdadeiros protetores contra as agressões exteriores (UVs e poluentes).