O que são nanopartículas?
As nanopartículas são pequenas versões dos mesmos ingredientes seguros que utilizamos há décadas. A única diferença é que são utilizadas numa escala extremamente pequena, a escala nanométrica.
1 milímetro = 1 000 000 nanómetros
Em certos países, onde a regulamentação o exige, todos os ingredientes sob a forma de nanopartículas estão claramente identificados na lista de ingredientes na embalagem. Os seus nomes são seguidos da expressão nano entre parêntesis recto: [NANO]
Quais as que utilizamos?
Na L'Oréal, utilizamos apenas 4 ingredientes na escala nanométrica.
- Dióxido de titânio nano
- Óxido de zinco nano
- Preto de carbono nano
- Silica nano
Para que são utilizadas?
As nanopartículas são utilizadas com toda a segurança graças aos seus benefícios cosméticos únicos. A sua utilização permite aumentar o nível de proteção solar e evitar manchas brancas na pele (dióxido de titânio nano e óxido de zinco nano), oferecer ao produto a melhor textura possível e garantir um acabamento mate na pele (silica nano) e aumentar a intensidade do preto na máscara de cílios (pestanas, PT) (preto de carbono nano).
-
Evitar as manchas brancas
-
Acabamento mate
-
Preto intenso
Porque são questionadas?
As nanopartículas são objeto de controvérsia devido ao possível impacto quando aplicadas na pele lesionada e à sua potencial toxicidade em caso de ingestão ou inalação (devido ao seu pequeno tamanho).
Os factos:
- As nanopartículas são consideradas seguras para a sua utilização em cosméticos pelo Comite Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) da Comissão Europeia.
Encontre mais informações aqui.
Que utilização têm nos nossos produtos?
Só utilizamos nanopartículas quando estas melhoram a eficácia do produto: mais qualidade ou conforto, melhor textura ou maior intensidade de cor.
As nanopartículas que utilizamos são seguras, conforme confirmado pelo CCSC.
Utilizamos nanopartículas nos produtos que não são inalados. Não se utilizam em aerossóis.
As nanopartículas que utilizamos não penetram na pele, incluindo na pele lesionada.
Quando as nanopartículas estão presentes nos nossos produtos cosméticos, isso é indicado na embalagem nos países onde a regulamentação assim o exija, mencionando [NANO] na lista de ingredientes.