O que é o óleo de palma?
O óleo de palma é um óleo vegetal utilizado nos cosméticos pelas suas propriedades hidratantes e texturizantes. Os derivados de óleo de palma são o glicerol, os ácidos graxos/gordos ou os álcoois graxos (gordos, PT), ingredientes utilizados nos produtos pelas suas propriedades emolientes ou de formação de espuma.
Para o identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com o nome ELAEIS GUINEENSIS OIL.
Qual a sua origem?
As nossas palmeiras são cultivadas na malásia e indonésia nao aparecem no mapa, o que representa 85% do aprovisionamento mundial de óleo de palma. 40% dos produtores são pequenos agricultores.
O óleo de palma tem origem no fruto da palmeira, enquanto o óleo de palmiste ou dendezeiro provém do caroço.
Para que é utilizado?
O óleo de palma e seus derivados são utilizados pelas suas propriedades cosméticas naturais únicas.
-
Hidratação
-
Formação de espuma, suavidade e solubilização
-
Texturização
Por que motivo são questionados?
A indústria do óleo de palma sofre críticas frequentes pela desflorestação que provoca e suas consequências: destruição do habitat natural de animais selvagens (incluindo florestas tropicais) e diminuição de valiosas reservas de carbono, incluindo turfeiras e árvores.
- 100% do óleo de palma adquirido pela L'Oréal cumpre com os padrões da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), seguindo o rigoroso modelo Segregado (SG), um dos mais exigentes.
- 96% dos principais derivados do óleo de palma provém de fontes identificadas no que diz respeito aos moinhos./li>
- A nossa ambição e os nossos resultados em matéria de luta contra a desflorestação foram reconhecidos: pelo sétimo ano consecutivo, a L’Oréal recebeu em 2022 uma classificação “A”, ou seja, o maior nível de desempenho na classificação do CDP.
Que utilizações tem nos nossos produtos?
Utilizamos óleo de palma e seus derivados pela sua contribuição para a hidratação da pele, formação de espuma e suavidade nos produtos, ou ainda benefícios em matéria de textura.
O óleo de palma e seus derivados têm propriedades cosméticas únicas, sem alternativas viáveis.
Aprovisionamento sustentável
O óleo de palma que utilizamos provém de um aprovisionamento sustentável, visto que, desde 2010, 100% do óleo de palma comprado pela L’Oréal responde às normas da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), através do modelo Segregated (SG), um dos mais exigentes.
O Grupo decidiu ir mais longe do que a certificação RSPO e implementou desde 2014 um procedimento de rastreio inédito no seio do setor da oleoquímica para poder, entre outros, garantir uma produção de óleo de palma responsável e sem desflorestação.
Em 2022, com base nestes trabalhos e com um objetivo de maior transparência, a L'Oréal publicou, pelo quinto ano consecutivo, a lista dos 944 moinhos indiretamente ligados à sua cadeia de aprovisionamento e que representam mais de 90% dos seus volumes de derivados de palma, bem como a lista dos seus fornecedores diretos de produtos derivados.
Acompanhar da melhor maneira os produtores
A L’Oréal também está comprometida em apoiar os pequenos produtores independentes, que têm de enfrentar desafios como a desflorestação ou as condições de vida difíceis, através de diferentes iniciativas:
- Através de uma parceria que reúne várias partes interessadas, a L’Oréal ajuda os produtores independentes a responder à procura do mercado de um óleo de palma “Zero Desflorestação”, promovendo assim práticas agrícolas sustentáveis.
- Em 2015, a L’Oréal iniciou na Malásia, no distrito de Beluran, um projeto piloto batizado de “SPOTS” (Sustainable Palm Oil & Traceability com pequenos produtores de Sabá). A L’Oréal trabalhou com os seus fornecedores e a Wild Asia na implementação do projeto, de modo a estender o seu impacto positivo a todo o distrito de Sabá até 2025. O objetivo desta colaboração à escala regional é duplo: estender a certificação RSPO a 3500 produtores independentes, ou seja, 100 000 hectares de plantações, encorajando a adoção de práticas de uma agricultura regeneradora para a produção de óleo de palma.Atualmente, o programa SPOTS apoia 2030 produtores independentes, em que 85% são certificados RSPO e abrangem 51 851 hectares de superfície total certificada à escala nacional.
- Desde novembro de 2019, a L’Oréal é membro fundador da Action for Sustainable Derivatives (ASD), uma iniciativa coordenada pela BSR e pela Transitions, de modo a contribuir para a transformação setorial, nomeadamente graças à partilha das metodologias e das ferramentas desenvolvidas desde 2014.