O que é o óleo de palma?
O óleo de palma é um óleo vegetal utilizado nos cosméticos pelas suas propriedades hidratantes e texturizantes. Os derivados de óleo de palma são o glicerol, os ácidos graxos/gordos ou os álcoois graxos (gordos, PT), ingredientes utilizados nos produtos pelas suas propriedades emolientes ou de formação de espuma.
Para o identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com o nome ELAEIS GUINEENSIS OIL.
Qual a sua origem?

As nossas palmeiras são cultivadas na malásia e indonésia nao aparecem no mapa, o que representa 85% do aprovisionamento mundial de óleo de palma. 40% dos produtores são pequenos agricultores.

O óleo de palma tem origem no fruto da palmeira, enquanto o óleo de palmiste ou dendezeiro provém do caroço.
Para que é utilizado?
O óleo de palma e seus derivados são utilizados pelas suas propriedades cosméticas naturais únicas.
-
Hidratação
-
Formação de espuma, suavidade e solubilização
-
Texturização
Por que motivo são questionados?
A indústria do óleo de palma sofre críticas frequentes pela desflorestação que provoca e suas consequências: destruição do habitat natural de animais selvagens (incluindo florestas tropicais) e diminuição de valiosas reservas de carbono, incluindo turfeiras e árvores.
Os factos:
- 100% do óleo de palma adquirido pela L'Oréal cumpre com os padrões da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), seguindo o rigoroso modelo Segregado (SG), um dos mais exigentes.
- A nossa ambição e resultados no combate contra a desflorestação foram reconhecidos. Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, a L'Oréal recebeu a classificação "A" pelo CDP (Carbon Disclosure Project), o nível mais elevado de desempenho possível.
Que utilizações tem nos nossos produtos?

Utilizamos óleo de palma e seus derivados pela sua contribuição para a hidratação da pele, formação de espuma e suavidade nos produtos, ou ainda benefícios em matéria de textura.
O óleo de palma e seus derivados têm propriedades cosméticas únicas, sem alternativas viáveis.
O óleo de palma que utilizamos tem origem num aprovisionamento sustentável.
Para além disso, em 2014, a L'Oréal comprometeu-se a rastrear os seus derivados de óleo de palma até à sua origem. Até ao momento, as investigações permitiram rastrear 95% do volume total de derivados de óleo de palma até às refinarias, 85% até aos moinhos e 25% até às plantações. O nosso objetivo é que até 2020 nenhum dos nossos produtos esteja associado à desflorestação.
Temos o compromisso de apoiar os pequenos agricultores independentes, que asseguram até 40% da produção de óleo de palma, ajudando-os a desenvolverem-se sem causar mais desflorestação.
Até 2020, nossa estratégia de aprovisionamento sustentável permitirá assegurar meios de subsistência a mais de 10.000 pequenos agricultores independentes.