MIT

Por dentro dos nossos Produtos

MIT

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que é a MIT?

A metilisotiazolinona ou MIT é um conservante utilizado em muitos produtos de consumo, incluindo produtos cosméticos, para preservar a qualidade dos produtos e garantir a segurança dos consumidores, impedindo o crescimento de micróbios.

Para a identificar nos nossos produtos, consulte a lista de ingredientes na embalagem. Pode ser encontrado com o nome METHYLISOTHIAZOLINONE.

Qual a sua origem?

Where does it come from?

A MIT é um ingrediente sintético.

 

Para que é utilizada?

A MIT é utilizada para proteger os produtos da contaminação por micróbios (fungos e bactérias) potencialmente patogenicos. A sua utilização permite garantir que o produto é seguro para os consumidores.

  • Antifúngicas e antibacterianas

  • Prevenção da contaminação

Por que motivo são questionados?

Devido à controvérsia sobre os parabenos, a MIT tem sido cada vez mais utilizada como conservante de produtos cosméticos. Foi então acusada de estar na origem de alergias e eczema de contato.

Os factos :

  • A MIT pode induzir alergias a algumas pessoas quando permanece em contacto prolongado com a pele, como no caso da utilização de produtos sem passar por água.
  • Desde o início dos anos 2000, com o aumento da presença de MIT nos produtos, em especial produtos cosméticos sem enxaguar, mas também em vários outros produtos de consumo, os casos de alergias a MIT multiplicaram-se.
  • Nos produtos cosméticos, esse risco de alergia só foi confirmado para certos produtos que não são enxaguáveis. Como consequência, um regulamento europeu de julho de 2016 proibiu o uso da MIT em produtos sem enxaguar. Para além disso, já em 2013, a Associação Europeia de Indústrias Cosméticas (Cosmetics Europe) tinha pedido antecipadamente aos seus membros que deixassem voluntariamente de utlilizar MIT nos produtos sem enxaguar.
  • A utilização de MIT é limitada a uma concentração de 0,0015% em produtos enxaguáveis.

Que utilizações tem nos nossos produtos?

Text block 5

Desde 2017 que não vendemos nenhum produto sem enxaguar que contenha MIT.

Decidimos ir além do regulamento e trabalhamos atualmente na substituição total de MIT nos nossos produtos enxaguáveis.

Descubra

Os conservantes

Os conservantes são agentes antimicrobianos essenciais para garantir a boa conservação dos produtos cosméticos e evitar possíveis contaminações.

 
  • Conservantes

    Ver mais
  • Fenoxietanol

    Ver mais
  • Parabenos

    Ver mais