Nossa metodologia de eco-concepção

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Desde há vários anos, a L’Oréal vem trabalhando para melhorar o perfil ambiental e social dos seus produtos. Para tanto, nós efetuamos análises do ciclo de vida dos nossos produtos e, em cada etapa, estudamos diferentes critérios, como a biodegradabilidade, o impacto social ou a origem das matérias-primas.

A biodegradabilidade

Quando os produtos cosméticos são utilizados (por exemplo, um gel de banho durante o banho), há a possibilidade de eles serem rejeitados no meio ambiente pelas águas residuais. Por essa razão, a questão da biodegradabilidade de nossas fórmulas encontra-se no centro de nossas preocupações.

A biodegradabilidade é a capacidade das moléculas orgânicas (compostas por carbono) de serem rápida e inteiramente degradadas por micro-organismos. Só as moléculas orgânicas são potencialmente biodegradáveis. Por exemplo, os compostos minerais não se vão biodegradar. No entanto, eles não são necessariamente nefastos para o meio ambiente.

Os testes de biodegradabilidade podem assumir diferentes formas. Eles podem medir o oxigenio consumido pelos micro-organismos ou o dióxido de carbono produzido por esses micro-organismos quando eles consomem a substância testada. Quanto mais elevados forem os índices de oxigenio ou de dióxido de carbono, mais biodegradável será o composto.

A percentagem de biodegradabilidade de uma fórmula é calculada em relação à proporção de ingredientes facilmente biodegradáveis. Por exemplo, quando uma fórmula é biodegradável a 98%, isso significa que 98% de seus ingredientes orgânicos são fácil e inteiramente degradados pelos micro-organismos presentes no meio ambiente num prazo de 28 dias (diretrizes da OCDE).

Notre démarche d’écoconception

A análise do ciclo de vida

Enquanto que o critério de biodegradabilidade só tem em conta o fim de vida de um produto, a análise do ciclo de vida é uma abordagem mais global. Ela visa avaliar o impacto ambiental de um produto desde a extração e a produção das matérias-primas até ao fim de vida da fórmula e da embalagem.

Nós analisamos cada etapa segundo critérios variados e quantificamos o impacto dos nossos produtos em fatores ambientais específicos, principalmente as emissões de gases com efeito de estufa, a qualidade da água ou o respeito pela biodiversidade.

Nós nos certificamos de que escolhemos minuciosamente nossas matérias-primas favorecendo os recursos renováveis, desenvolvemos técnicas de formulação respeitosas, e utilizamos plásticos reciclados e recicláveis em nossas embalagens.

A promessa de uma melhoria contínua

Na L’Oréal, nós vamos para além da abordagem ambiental e procuramos melhorar igualmente o impacto social dos nossos produtos. Em colaboração com peritos externos internacionais, nós desenvolvemos uma ferramenta que permite avaliar os desempenhos ambiental e social de cada um de nossos produtos para, desse jeito, podermos criar e melhorar nossas fórmulas para alinhá-las com os nossos compromissos de sustentabilidade.

Chamada de SPOT, iniciais de Sustainable Product Optimization Tool, essa ferramenta se apoia em 14 critérios de sustentabilidade que vão das emissões de gazes com efeito de estufa às condições de trabalho dos colaboradores, passando pela relação com as comunidades locais.

Todo o ciclo de vida, desde a produção das matérias-primas até ao fim de vida do produto, é analisado de forma minuciosa por meio desses indicadores. Esses elementos são, em seguida, cruzados com uma imensidão de bases de dados que medem os riscos ambientais, sociais e societais das matérias-primas ou das zonas geográficas para podermos agregar esses dados numa nota final do produto.

Essa ferramenta permite-nos avaliar os nossos produtos com uma base científica sólida, identificar as alavancas de melhoria, e prestar contas dos nossos compromissos e das melhorias em termos de sustentabilidade.

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