Os alérgenos

Por dentro dos nossos Produtos

Alérgenos

chrono Tempo de leitura : 0 min.

A palavra «alérgeno» suscita frequentemente desconfiança, sobretudo devido à confusão frequente entre «alérgeno» e «alergia».

O que são alérgenos?

Os alérgenos são substâncias estranhas ao organismo que, através do contacto, podem provocar em alguns indivíduos uma resposta exagerada do sistema imunológico (imunitário, PT) designada por «alergia».

Os alérgenos são, portanto, substâncias que têm um potencial alergenico para as pessoas que lhes são sensíveis. Por seu lado, a alergia é a manifestação, nas pessoas com predisposição, de uma intolerância a estas substâncias.

Distinguimos vários tipos de reações alérgicas, sendo as mais conhecidas:
-    A alergia imediata, principalmente de origem alimentar, mas também aérea, ou causada por venenos, que pode revelar-se muito severa, com manifestações que vão de uma crise de urticária ao choque anafilático.
-    A alergia tardia, por contacto, que se traduz por sintomas cutâneos (vermelhidão, prurido...) mais ou menos extensos, em volta da zona de contacto com o alérgeno.

Onde estão presentes alérgenos?

Os alérgenos estão naturalmente presentes no nosso ambiente e na nossa alimentação. Por exemplo, os pólenes ou acarídeos contidos no pó podem estar na origem de uma reação alérgica como a asma ou os espirros. Os amendoins e algumas frutas secas, o camarão ou os kiwis são muito conhecidos por provocarem reações alérgicas potencialmente graves.

Alguns ingredientes naturais como os óleos essenciais ou de síntese, como o látex ou alguns corantes podem ser também alérgenos.

Onde estão presentes alérgenos?

Irei desenvolver uma alergia a um produto cosmético que contém alérgenos?

Os produtos cosméticos podem conter alérgenos e provocar, em indivíduos com predisposição, reações alérgicas, essencialmente chamadas de contacto, que são completamente inofensivas.

As reações alérgicas aos produtos cosméticos são raras. O único estudo que existe mostra que o número de casos de alergias comprovadas (isto é, confirmadas por um dermatologista) na população geral está calculado em 0,1 - 0,2%. Localizam-se habitualmente no local de aplicação do produto e são totalmente reversíveis com a interrupção da utilização do produto. Podem exigir uma consulta num dermatologista e um tratamento adequado.

A lista completa de todos os ingredientes, incluindo os alérgenos, está presente na embalagem. Se já sabe que é sensível ou alérgico(a) a um componente, poderá escolher produtos que não o contêm. A regulamentação sobre a rotulagem dos alérgenos é uma regulamentação europeia, que aplicamos em todo o mundo.

Garantir a segurança dos nossos consumidores: a nossa prioridade

Para minimizar os riscos, os ingredientes que utilizamos nos nossos produtos foram todos sujeitos a uma avaliação rigorosa do seu potencial para induzir uma reação alérgica. Quando avaliamos a segurança de um produto cosmético antes da sua comercialização, verificamos se os ingredientes são utilizados em condições que não irão provocar uma alergia.

Os nossos produtos são submetidos a testes específicos, destinados a verificar a inexistência de reações alérgicas durante a sua utilização. Este procedimento rigoroso é aplicado a todos os produtos que desenvolvemos.

Alguns produtos, como os produtos de coloração capilar, estão sujeitos a precauções de utilização. Por exemplo, recomendamos, no caso das colorações, fazer sempre um teste alerta de alergia, 48 horas antes de cada utilização.

Colaboramos com profissionais para garantir a segurança dos nossos consumidores. Se, em alguma eventualidade, um dermatologista diagnosticar uma alergia a um produto nosso, disponibilizamos-lhe os ingredientes que o compõem para que seja possível testá-los e determinar a quais se deve a eventual alergia do paciente. Este poderá, assim, escolher produtos mais adequados.

Também desenvolvemos gamas de produtos hipoalergenicos, ou seja, sem substâncias potencialmente alergenicas para responder à necessidade dos consumidores mais sensíveis.

Descubra

Perfumes e alergias

Reproduzir o vídeo

Descubra

As nossas últimas informações

Encontre aqui os temas mais recentes Por dentro dos nossos produtos.

  • O nosso processo de transparência relativamente aos perfumes

  • Alérgenos

  • Nossa metodologia de eco-concepção

  • Nossos compromissos em nome do respeito pelo meio ambiente

  • Fórmulas mais respeitosas do meio aquático

  • Netlock, a nossa tecnologia para uma proteção solar mais eficaz

  • A classificação das substâncias CMR

  • Traços (Vestígios, PT) de impurezas e de contaminantes

  • As noções de natural e de químico: a confusão dos generos!

  • Os selos: o que são e para que servem?

  • Bebes, crianças e grávidas : cuidados específicos

  • Aplicativos (Aplicações, PT) de beleza

  • A composição dos nossos produtos : o nosso conhecimento, a nossa expertise

  • Os disruptores endócrinos

  • A segurança dos nossos produtos : a nossa prioridade absoluta

  • A Qualidade no centro dos nossos produtos

  • Os metais pesados

  • Os nossos métodos alternativos aos testes em animais

  • O respeito das regulamentações dos produtos cosméticos