Por dentro dos nossos Produtos

Os metais pesados

chrono Tempo de leitura : 0 min.

Os produtos cosméticos contêm metais pesados? Se sim, eles são prejudiciais para a saúde?

Metais pesados: definição

Os metais pesados são elementos metálicos ou metalóides naturais, como o arsenio [As], o cádmio [Cd], o cromo [Cr] (crómio, PT), o chumbo [Pb], o mercúrio [Hg], o antimonio [Sb], o cobalto [Co] e o níquel [Ni].

Eles estão naturalmente presentes no solo e na crosta terrestre e sob a forma de traços (vestígios,PT) no ambiente.

As boas práticas industriais não conseguem impedir a presença residual de traços (vestígios,PT) metálicos mínimos e inevitáveis na água potável, nos alimentos e nos produtos de elevado consumo, como os cosméticos.

Eles podem, portanto, estar presentes nos ingredientes de origem mineral natural, como os pigmentos utilizados como corantes ou as cargas minerais, como as argilas.

A implementação de um controle de qualidade regular permite garantir o acompanhamento de traços (vestígios,PT) de metais pesados nos nossos produtos e assegurar que não representam, sob esta forma de traços (vestígios,PT), riscos para a saúde do consumidor.

As regulamentações sobre os metais pesados variam segundo o país. As nossas exigências regulamentares são superiores à maioria das regulamentações locais de muitos países.

A regulamentação cosmética europeia (artigo 3 e 17) autoriza, na verdade, a presença não intencional de uma pequena quantidade de uma dessas substâncias, desde que essa presença seja tecnicamente inevitável e respeite as boas práticas de fabricação e, obviamente, sempre que for avaliada como não apresentando risco para a saúde do consumidor.


image

O caso particular do chumbo

 


O chumbo é um metal pesado proibido como ingrediente em todas as regulamentações cosméticas do mundo. O limite de autorização da sua presença em percentagens mínimas enquanto traços (vestígios,PT) inevitáveis pode variar em função da regulamentação dos países. Em conformidade com as regulamentações, não utilizamos nenhum ingrediente contendo intencionalmente chumbo nem derivados de chumbo nos nossos produtos cosméticos.

Contudo, existem traços (vestígios,PT) ínfimos de chumbo no nosso ambiente diário. É possível, portanto, encontrá-lo também nos produtos cosméticos. Com efeito, os pigmentos e agentes corantes de origem mineral, utilizados por exemplo nos batons, podem conter naturalmente traços (vestígios,PT) ínfimos de chumbo. Fazemos um controle sistemático para que estes traços (vestígios,PT), tecnicamente inevitáveis, não apresentem qualquer risco para a saúde humana.

A título de exemplo, os traços (vestígios,PT) mínimos de chumbo presentes num batom representam para uma pessoa uma exposição mil vezes inferior à do consumo diário individual de água potável nos Estados Unidos, satisfazendo os critérios da EPA (Environmental Protection Agency).

Em 2012, a FDA (Food and Drug Administration americana) publicou um estudo no Journal of Cosmetic Science, que confirma que os batons não apresentam qualquer risco de saúde para os milhões de pessoas que os utilizam diariamente. Todos os níveis de chumbo detetados pela FDA no âmbito do seu estudo são inferiores aos limites recomendados para os produtos cosméticos pelas autoridades de saúde internacionais.

Todos os produtos que fabricamos, distribuímos e comercializamos estão em conformidade com a regulamentação da FDA, sobre o regulamento cosmético europeu, bem como com as exigências das autoridades dos países em que operamos, em matéria de segurança dos consumidores.

Tal como com todos os nossos produtos, os batons são sujeitos sistematicamente a uma avaliação rígida da sua qualidade e da sua segurança. Este é um princípio fundamental que aplicamos em todo o mundo.

 

 

Descubra

As nossas últimas informações

Encontre aqui os temas mais recentes Por dentro dos nossos produtos.

  • Nossa metodologia de eco-concepção

  • Nossos compromissos em nome do respeito pelo meio ambiente

  • Fórmulas mais respeitosas do meio aquático

  • Netlock, a nossa tecnologia para uma proteção solar mais eficaz

  • A classificação das substâncias CMR

  • Traços (Vestígios, PT) de impurezas e de contaminantes

  • As noções de natural e de químico: a confusão dos generos!

  • Os selos: o que são e para que servem?

  • Bebes, crianças e grávidas : cuidados específicos

  • Aplicativos (Aplicações, PT) de beleza

  • A composição dos nossos produtos : o nosso conhecimento, a nossa expertise

  • Os disruptores endócrinos

  • A segurança dos nossos produtos : a nossa prioridade absoluta

  • A Qualidade no centro dos nossos produtos

  • Os metais pesados

  • Os nossos métodos alternativos aos testes em animais

  • O respeito das regulamentações dos produtos cosméticos