Por dentro dos nossos Produtos

Os perfumes e a sua composição

chrono Tempo de leitura : 0 min.

O que são os perfumes e os ingredientes de perfumaria?

Os perfumes são composições olfativas, que exigem um saber único do perfumista. Estas composições olfativas são misturas de ingredientes de perfumaria. São únicas e não estão protegidas por direitos de propriedade como patentes. É por isso que estão protegidas pelo segredo do perfumista.

Para os produtos cosméticos, a presença da fragrância é indicada na lista de ingredientes sob o nome PARFUM. Estando a composição do perfume sujeita ao segredo do perfumista, apenas os potenciais alérgenos de perfumaria estão disponíveis na lista de ingredientes. Isto permite informar os consumidores do risco sobre a sua presença. Os alérgenos de perfumaria são constituintes sintéticos ou naturais. Também encontramos estes ingredientes nos óleos essenciais.

Qual a sua origem?

Estes ingredientes são de 2 tipos:

  • São obtidos através de síntese
  • São extraídos de ingredientes naturais

 

A chegada de ingredientes sintéticos, no início do século XX, revolucionou o mundo dos perfumes. A gama de ingredientes foi multiplicada por quatro e permitiu à perfumaria reinventar-se descobrindo novos territórios olfativos.

Sem moléculas sintéticas na composição de um perfume, é impossível, por exemplo, reproduzir determinados odores de flores frescas, como o lilás, o lírio do vale ou o jasmim... De facto, estas flores permanecem "mudas", quando tentamos destilá-las ou extrair o seu odor.

Para que são utilizados?

O papel dos odores nas relações sociais e no bem-estar é conhecido há milhares de anos. Os ingredientes de perfumaria estão presentes na composição dos perfumes, eau de toilette e águas de colonia. Contribuem também para a fragrância de outros produtos cosméticos (tratamento, maquiagem (maquilhagem, PT), higiene, etc...), contribuindo para a eficácia geral dos produtos.  

  • Bem-estar

  • Fragrância de produtos

Por que motivo são questionados?

Quer sejam naturais ou sintéticos, considera-se que determinados perfumes ou ingredientes de perfumaria podem provocar alergias e que outros contêm substâncias suspeitas de serem reprotóxicas (tóxicas para a reprodução, PT) e disruptores endócrinos.

Outros são identificados como sendo persistentes no ambiente.    

Os factos:

  • Os ingredientes de perfumaria são objeto de uma avaliação de risco monitorada (monitorizada, PT) pelo IFRA , organismo que regula a taxa de utilização de cada um deles por categoria de produto, recorrendo a um método sólido. O regulamento europeu de produtos cosméticos também participa na regulamentação dos ingredientes de perfumaria.

  • As composições olfativas são objeto de uma avaliação de segurança pelo fornecedor. Devem depois cumprir com as especificações da L'Oréal, que podem ir além das exigências das regulamentações internacionais. A nossa avaliação de segurança considera o efeito cumulativo dos ingredientes de perfumaria, que se encontram em todos os tipos de produtos cosméticos, e a exposição correspondente às condições de utilização: frequência e zona de aplicação. No caso dos produtos cosméticos (exceto eau de toilette, eau de parfum e água de colonia), a exposição ao perfume é muito fraca, pois a proporção de perfume raramente excede 1%. Esta dupla avaliação pelo fornecedor e pelas nossas equipes de toxicólogos garante uma utilização completamente segura dos produtos, minimizando o risco de alergia. 

  • Estudos recentes introduziram determinados ingredientes de perfumaria nas listas de potenciais disruptores endócrinos. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre disruptores endócrinos, os ingredientes de perfumaria não são disruptores endócrinos.  

Que utilizações têm nos nossos produtos?

Text block 5

Utilizamos os ingredientes de perfumaria para produzir perfumes, eau de toilette e águas de colonia do Grupo. A taxa de concentrado olfativo nestes produtos pode ir até 25%.

Utilizamos também os ingredientes de perfumaria para perfumar outros produtos cosméticos. A título de exemplo, utilizamos entre 0,1 e 0,5% de concentrado olfativo nos produtos de tratamento da pele e 1% nos produtos capilares. 

Os perfumes que utilizamos nos nossos produtos para bebe, crianças e pessoas com pele atópica são formulados de forma a minimizar os riscos de alergia. 

Para limitar o impacto no ambiente, continuamos a trabalhar em perfumes mais sustentáveis. 

Descubra

Os perfumes

Os perfumes são combinações complexas de substâncias naturais ou sintéticas que são adicionadas a muitos produtos de consumo para lhes dar um aroma específico.

 
  • Alérgenos

    Ver mais